3 de maio de 2006

Data histórica





3 de maio de 1981. O Grêmio iniciava a escalada rumo ao topo do mundo, com a conquista do seu primeiro título de Campeão Brasileiro. O São Paulo, com 7 jogadores da seleção brasileira, era comandado por Carlos Alberto Silva. Favas contadas, dizia a imprensa nacional. Em Porto Alegre, no primeiro jogo, Baltazar, o "Iluminado" havia perdido um pênalti na vitória de 2 x 1. Ao sair de campo, disse: "Deus está guardando coisa melhor para mim."

O Morumbi estava lotado. A torcida do São Paulo fora ver o time ser campeão. Então, aos 19 minutos do segundo tempo, Paulo Roberto levantou uma bola para a área, Renato Sá recuou de cabeça; Baltazar, o "goleador de Deus", dominou a bola no peito e de sem-pulo mandou no ângulo da meta defendida por Valdir Peres. Um golaço. O empate servia ao Grêmio, a vitória era a cereja no bolo. O técnico era Ênio Andrade. Dois anos depois, o Imortal Tricolor sagrava-se Campeão Mundial no Japão.

O São Paulo jogou com Valdir Peres; Getúlio, Oscar, Dario Pereira e Marinho; Elvio, Renato e Everton (Assis); Paulo César, Serginho e Zé Sérgio.

O Grêmio teve Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Leon e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Jurandir); Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá).