24 de maio de 2006

Regra 2 – A bola




Propriedades e medidas
A bola:
• será esférica;
• será de couro ou outro material adequado;
• terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
• terá um peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
• terá uma pressão equivalente a 0,6-1,1 atmosferas (600 - 1100 g/cm²) ao nível do mar.

Substituição de uma bola defeituosa
Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida, o jogo será interrompido e se reiniciará por meio de bola ao chão, executada com uma nova bola e no lugar onde a primeira bola se danificou.

Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro inicial, tiro de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral), a partida se reiniciará conforme as regras.

A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.

__________

Decisões do I.F.A.B. sobre a Regra 2

Decisão 1
Em partidas de competição será permitido somente o uso de bolas que correspondam às especificações técnicas mínimas estipuladas na Regra 2. Nas partidas de competições da FIFA e em partidas de competições a cargo das Confederações, a aprovação do uso de uma bola estará sujeita a que a bola tenha uma das três denominações seguintes: o logotipo oficial “FIFA Aproved” ou o logotipo oficial “FIFA Inspected” ou a referência “International Matchbal Standard”. Uma denominação tal servirá para indicar que a bola tenha sido devidamente controlada e cumpre às especificações técnicas, diferentes para cada categoria e adicionais às especificações mínimas estipuladas na Regra 2. A lista das ditas especificações adicionais, características de cada uma das categorias, deverá ser aprovada pelo I.F.A.B. Os órgãos que levam a cabo os controles de qualidade serão selecionados pela FIFA. As competições de Associações Nacionais poderão exigir o uso de bolas que levem uma das três denominações mencionadas. Em todas as demais partidas, a bola deverá cumprir as exigências da Regra 2.

Decisão 2
Nas partidas de competições da FIFA e em partidas de competições a cargo das Confederações e Associações Nacionais está proibida toda classe de publicidade comercial na bola, com exceção do emblema da competição, do organizador da competição e a marca autorizada do fabricante. O regulamento da competição pode restringir o tamanho e o número das ditas marcas.