30 de janeiro de 2008

André, o Catimba



Ficha

Nome: Carlos André Avelino de Lima
Nascimento: 30 de outubro de 1946, Salvador (BA)
Período no clube: 1977 a 1979
Posição: Centroavante (dos legítimos, fez 30 gols em 1978)
Data da homenagem: 21/09/1996

*****

Vinte e um de março de 1979. Uma noite morna. Mais um jogo de Gauchão. Desta vez contra o Esportivo. Tinha tudo para ser um jogo comum, apenas para a estatística. Mas não foi.

*****

Cruzada de Eurico. Ele parou no ar. De verdade, não como outros folclóricos pernas de pau diziam parar. Reto, na horizontal, na incrível altura do travessão, André Catimba fez o gol que Zico disse ter sido o mais belo daquele ano. Pode ser considerado um dos mais belos da história do futebol. Fui um dos felizes presentes. Graças ao You Tube contei e mostrei para o meu filho ver como realmente aconteceu. Confira aqui a obra-prima.




*****

André Catimba, baiano, malemolente, fazia jus ao apelido. Ele enlouquecia os zagueiros adversários, só na manha. Chegou ao Grêmio quase no final da carreira e foi um dos maior centroavantes da história de um time que teve Alcindo, o Grande Alcindo, Juarez, o Tanque e Luis Carvalho, de quem se falam maravilhas. Era comum com um giro deixar meia dúzia de marcadores para trás e ficar na cara do goleiro.

*****


Grêmio de Telê, campeão gaúcho de 1977

Em pé: Eurico, Vitor Hugo, Corbo, Cassiá, Oberdan e Ladinho.
Agachados: Tarciso, Tadeu, André Catimba, Iura e Éder.

*****

Era maravilhoso vê-lo jogar. Mas ele entrou na Calçada da Fama por causa de outro gol. Na verdade, O gol! Aquele que recolocou os moranguinhos no seu devido lugar. Um dos gols mais bem feitos da história. Um gol que mostra a perspicácia e a genialidade deste baiano arretado. O chute com o pé improvável, surpreendendo o goleiro do morango. Na comemoração, o (quase) mortal que se tornou antológico. Confira abaixo.



*****

Obrigado Carlos André Catimba Avelino de Lima, centroavante imortal.
_____

Todos os homenageados estão listados abaixo. Os que já tiveram registro no blog estão sublinhados, com link para o registro. Para ver todos os posts sobre a Calçada da Fama, clique aqui.

Adílson, Aírton, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet, China, De León, Dinho, Edino Nasareth Filho, Ênio Rodrigues, Espinosa, Fernando Kroeff, Foguinho, Iura, Jardel, João Severiano, Juarez, Leão, Luis Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazaropi, Milton Kuelle, Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir Torres, Tarciso, Valdo, Zinho.