9 de janeiro de 2008

Insegurança é fogo

Causou-me estranheza a reação, aqui e no Orkut, ao post que revelou a utilidade do torneio preliminar de Dubai. Isso tem explicação em um fenômeno de natureza psicológica: insegurança. Os moranguinhos são inseguros. Assim, precisam reafirmar-se e alimentar permanentemente a ilusão de que são importantes.
_____

De repente, recebo dúzias de mails raivosos e ofensivos. Tudo porque colocamos o torneio preliminar em sua verdadeira dimensão. Está certo, eles receberam uma importância em dólares pela participação. E aqui tem outra parte da explicação: o valor recebido é muito maior do que eles conseguiram na venda do maior herói da história moranga (Adriano Gabiru). Então, na cabecinha deles, vencer times europeus, ainda que sonolentos, desinteressados e chegados direto das férias para os treinos de Dubai, só pode ser visto como uma epopéia. Não deverá faltar nem mesmo uma camiseta comemorativa, para caçar níqueis da menor torcida do Rio Grande.
_____

Quem parar e analisar friamente os fatos verá que este filme é velho. No início do ano, eles sempre têm um time fantástico, o melhor grupo de jogadores da Via Láctea. Quando a bola rola pra valer, é um fiasco atrás do outro. Não ganham nem pro leitinho das crianças.
_____

P.S. para o amigo Fabiano: Não encontrarás resposta aqui para a tua pergunta. Nunca falamos aqui do tal jogador e nunca achamos que fosse um nome a ser buscado. Tem coisa muito melhor no mercado.