24 de março de 2008

Vamo, Geral, vamo!


Torcida do Grêmio

No jogo de quinta-feira, Grêmio 2 x 0 Sapucaiense, houve um episódio que fugiu à rotina dos jogos no Olímpico nos últimos anos: a área do estádio que abriga a Geral não pode ser “vestida” com as faixas costumeiras. Segundo foi divulgado, a direção do Grêmio não permitiu, por ter recebido reclamação de um anunciante (no caso a Unimed) de que os seus painéis ficariam encobertos pelos “trapos”.

A Geral, em protesto, não cantou durante o primeiro tempo do jogo e não incentivou o time como faz costumeiramente.

Algumas manifestações ouvidas e lidas dão ênfase ao fato de que a Geral foi "relegada a um plano secundário". Indo além, diz-se que o Grêmio dá mais importância ao patrocinador do que à sua torcida. No meu ponto de vista, não cabe referir quem vale mais ou menos. A comparação é de todo inadequada e imprópria.

Este blog não tem cansado de referir e festejar a nossa torcida. O apoio ao time e o espetáculo que ela tem proporcionado a quem tem olhos, ouvidos e coração não tem paralelo no Brasil. Talvez não tenha no mundo. Para ela deve-se guardar os melhores elogios e os mais nobres sentimentos. É paixão pura, viva e pulsante, daquelas que fazem inveja.

Do outro lado, existe uma relação comercial entre o Grêmio e uma empresa. Há um contrato assinado, através do qual um espaço do estádio foi vendido para exposição de uma marca. É legítima a demanda da empresa, como é legítima a preocupação da direção do Grêmio em entregar o espaço vendido a quem o adquiriu. Há um direito estabelecido e, certamente, penas previstas em caso de transgressão. Não menos legítimo é o desejo da Geral em vestir o estádio com as cores da sua paixão.

Certamente faltou previdência aos encarregados do clube. Era necessário um contato prévio, visando buscar uma solução conjunta para a novidade que se apresentava. Agora, o fato já aconteceu e o pior caminho é andar em círculos, remoendo sentimentos menores. É precisa que se equacione o problema. O Olímpico não pode ficar sem os "trapos" da Geral.

Cabe, principalmente, à Direção do Grêmio, encaminhar rapidamente uma solução entre as partes. Afinal, o reconhecimento à importância da Geral é oficial e já veio em matérias como esta, divulgadas no site oficial do clube.

Cabe, também e muito, a quem carrega a paixão pelo Imortal fazer com que o Olímpico volte a ficar em festa já no próximo jogo, com apoio eterno e incondicional ao time no campo. Não é este o juramento?

Então...

Vamo Geral vamo,
cantarmos todos co'o Tricolor.
Vamos seguir a canção,
sempre em busca do mundial.
Eu sou Grêmio, senhor!
Cantamos todos com alegria,
mesmo não sendo campeão
o sentimento não se termina.

É Tricolor e dá-lhe Tricolor.