2 de junho de 2008

Inventário e questões silenciosas




















O magnífico texto do Arigatô, logo abaixo deste, encerra a discussão do malfadado jogo de sábado. Vamos então para outro assunto.

Lendo colunistas e comentaristas de blog, inclusive deste, fica-se com a impressão que o Grêmio tem um time medíocre e que nada se pode esperar deste grupo.

Por causa disto, está na hora de fazer um inventário:


  1. Roger é craque.

  2. Vitor, Léo, Eduardo Costa, Rafael Carioca, William Magrão, Julio dos Santos e Perea são jogadores acima da média. Temos então, o que se chama de espinha dorsal de respeito.

  3. Réver, Pereira, Helder, Tcheco, Rodrigo Mendes (em forma), Soares, Teco, Anderson Pico, Bruno Teles, Reinaldo e Marcel podem jogar em qualquer time deste campeonato brasileiro.

  4. Já são então, 17 jogadores no grupo. Tem outros que não listamos mas que não são propriamente ruins.

  5. Se for pegado qualquer time ao acaso e feita uma análise igual, não vai se achar mais que 1 ou dois, talvez, que tenham melhores jogadores.

Então, a primeira coisa a fazer é parar com o coitadismo. Este time pode sim se candidatar a uma vaga para a Libertadores. Mais 2 ou 3 contratações e o título passa a ser uma possibilidade.

Então de novo, o que explica a derrota para o Vasco, um time de segunda divisão?
Vou deixar aqui algumas perguntas:

  1. A maioria dos leitores deste blog trabalha, seja como empregado ou dono de empresa.
  2. Algum gerente de empresa chama os funcionários e diz que não os escolheu? O que, você como empregado, sentiria se ouvisse teu chefe dizer continuadamente que não escolheu os comandados?
  3. E o que o dono da empresa diria se ouvisse isso?
  4. O que você faria, como empregado, se visse que o chefe da tua seção tem seus queridinhos intocáveis e comete toda a sorte de injustiças com aqueles que não gosta? Um dia o Junior é mandado embora porque teve uma discussão 3 anos atrás com o chefinho. Noutro, um profissional é descartado até das opções de banco.
  5. Você ouve o seu chefe dando entrevista e se preocupando em mostrar ser o que não é. Risos forçados, simpatias falsificadas. Sempre escorreitamente deixando o ônus dos fracassos nas costas dos comandados. Eventual bônus é claro, obra da inteligência dele.
    Você olha mais para cima e vê os chefes do chefinho impassíveis dando guarida ao panaca. Faz o que?
  6. Alguém prestou atenção na entrevista do Roger no intervalo do jogo? Sintomático não?

    Conclusão deste blogueiro: tem um desqualificado chefiando o vestiário e uma direção que não está dando a devida atenção às coisas que lá se passam ou dando respaldo para as bobagens que ele diz e faz, por convicção. Há algo muito mal parado no Reino do Olímpico, mas a voz da torcida se fará ouvir. Aguardem o próximo jogo. Aplausos ao time e vaias para quem merece.