8 de setembro de 2008

A matemática do título














Muita besteira se tem ouvido nas rádios e tevês e lido nos jornais. Jornalistas, ou por interesse, ou por desconhecimento, ou por burrice ou por combinação das 3 coisas sempre dizem que o próximo jogo é decisivo. Falam que se o Grêmio não ganhar a coisa fica feia, etc., etc., etc.

Claro, o Imortal deve entrar em todos os jogos como se fosse o jogo decisivo. Com isto chegaremos lá antes do final.

No entanto, urge chamar a atenção para uma coisa muito muito importante. O Imortal com mais 22 pontos será quase certamente campeão. Com 24 é campeão sem sombra de dúvida. Portanto, perder uma partida não deve ser encarado como o fim do mundo.

Temos 42 pontos em jogo para ganhar de 22 a 24. Isto é o que interessa. Se 3 destes pontos forem contra o Goiás, ótimo. Se não forem, busca-se na frente. Sem dramas. Sem sustos. O que é 53 % de aproveitamento para quem está com 69 %?

____

Outra besteira que tem até matemático dizendo: ao Grêmio faltam 12 jogos enquanto aos demais faltam 14. Nada mais errado. É o Grêmio que tem 14 jogos para fazer o número de pontos que seus seguidores devem fazer em 12 jogos (Palmeiras e Cruzeiro), 11 (Botafogo) 10 (Flamengo e São Paulo) e 9 jogos (Vitória e Coritiba).
___

Só para efeito de estatística: o Tricolor tem 14 jogos para fazer o que o timinho deve fazer em 7.