30 de outubro de 2008

Burro não é

Não me venham com ese papo de que o Roth é burro, porque burro ele não é. Então, aquele coro tradicional que a torcida faz quando está descontente com o técnico do time, pra ele não se aplica.
_____

Uma das máximas do futebol é: Em time que está ganhando não se mexe. Tínhamos um time entrosado, um esquema tático definido (3-5-2) e liderávamos o campeonato. Ocorreram alguns resultados ruins e algumas lesões. Então, subitamente, o técnico Roth perdeu o fio da meada. Aderiu ao conceito perdedor "para cada adversário uma escalação" e desandou a "experimentar".
_____

No jogo de hoje, por exemplo, renunciou ao ataque, colocando Reinaldo isolado na frente. A desculpa repetida à náusea será o gol aos 14 segundos. Mas, quem enxerga futebol sabe: o time foi mal pensado e mal mexido.
_____

Ao virar perdendo por 0 x 1, o que fez? Colocou Paulo Sérgio na lateral esquerda. A semelhança com o time que perdeu o Gauchão para o Juventude é inacreditável. Douglas era Roger: um armador que deveria ser atacante e acabou não sendo nada. Nunes só não jogou porque não está mais no Olímpico. Roth não aprendeu nada naquela derrota para o Juventude. Mas, burro, não é.
_____

O gol aos 14 segundos foi apenas um detalhe. Aliás, gol nascido da tradicional "jogada ensaiada" da saída de bola. Era para ser um passe para trás e um chutão em direção ao canto da área adversária, onde alguém tentaria cabecear para o meio da área pra ver o que dava. Nunca deu em nada a nosso favor. Hoje, originou o 1º gol do Cruzeiro, no erro de domínio do Magrão.
_____

Iniciamos o jogo no 3-6-1. Na lesão de Pereira, passeamos pelo 4-4-2, com cara de 2-6-2 (Mattioni e Souza não são laterais) e desembarcamos do jogo com um 0,0-3 lamentável. Tudo acontecido enquanto o time do primeiro turno estava ao alcance da mão.
_____

Existem derrotas e derrotas. Perder para o Cruzeiro num jogo disputado, onde o time tivesse enfrentado a adversidade, mas sucumbido diante da força do dono da casa, tentando jogar, é uma coisa. Perder porque alguém não enxerga o grupo que tem sob seu comando e o mesmo alguém é incapaz de aprender com os próprios erros é outra.
_____

Já deixamos para trás a fase de não vencer fora de casa. Estamos agora na era de não criar sequer uma situação de gol atuando nos domínios adversários.
_____

Mas, Roth, burro não é. Alguém que consegue um emprego de mais de R$ 100 mil por mês, pra burro não serve. A questão, no caso, é de pura incompetência.