28 de outubro de 2008

Quantos pontos?

Quantos pontos fará o campeão brasileiro de 2008? Vínhamos fazendo projeções baseadas nos desempenhos dos anos anteriores e seriam necessários 74 pontos, para 100% de certeza.
_____

Porém, o campeonato este ano está mais equilibrado. No centro do país, projetam o São Paulo campeão com mais 15 pontos, perfazendo o total de 71. Se é assim, ao Grêmio, hoje com 59 pontos, faltariam 12 pontos em 7 jogos. Como temos mais vitórias do que o São Paulo, o empate em pontos com o time paulista nos daria o título neste critério.
_____

12 pontos em 21 a disputar representam desempenho de 57% nas 7 partidas restantes. O time tem hoje aproveitamento de 63%. Há também quem julgue ser possível vencer o campeonato com 70 pontos.

Na tabela abaixo, simulamos todas as combinações de resultados possíveis, nos 7 jogos finais, que coloquem o Imortal com 70 pontos ou mais. Lembrando: as partidas que faltam são Cruzeiro (Fora), Figueirense (Casa), Palmeiras (F), Coritiba (C), Vitória (F), Ipatinga (F) e Atlético-MG (C).

V = Vitórias; E = Empates; D = Derrotas; PT = Pontos Totais

_____

Façam suas apostas.
_____

Ah! Ia esquecendo: o grupo, pra chegar nos 70 pontos (o primeiro degrau na escada de possibilidades) precisa conquistar 23 pontos em 21 faltantes (110% de sucesso). O negócio é aumentar a intensidade efetiva, jogo a jogo.