23 de outubro de 2008

Roth e a neuro-linguística

Os psicólogos e a psicologia tratam de casos chamados de "medo do sucesso" ou de "auto-sabotagem". O "medo do sucesso" é um fenômeno que acontece com pessoas que estão no topo ou perto dele. Por razões ainda não bem entendidas, cometem erros, atos falhos e põem tudo a perder.

O sujeito falta uma reunião importante sem explicação, se envolve com outra mulher na véspera do casamento, manda o time se retrancar quando o que precisa é atacar e assim por diante.

Muitas pessoas lutam tanto para conseguir o sucesso que, quando começam a atingí-lo, não entendem o que está acontecendo. Percebem as coisas mudando e começam a se assustar e a duvidar das próprias atitudes.

Outras vezes, começam a ter medo do que o sucesso pode trazer junto com ele. Por exemplo: o sujeito é promovido numa empresa, mas tem medo de não conseguir atender às expectativas do novo cargo, ou da responsabilidade que este sucesso pode trazer.

Milhares de psicólogos estudam o problema e buscam respostas. O que acontece de fato? O que falta? E, o mais importante, o que fazer para resolver?

O medo do sucesso é muito complexo de ser tratado. Geralmente quem sofre desta síndrome não percebe o mal que lhe acomete. A mente mascara o problema com respostas bem elaboradas e que acabam por convencer que é melhor não avançar, não arriscar. Entenderam?

------------------------------

Todo este papo, eu tenho certeza, vocês já sabem onde vai chegar. No Roth, é claro. Alguém aí tem dúvida que ele sofre do "medo do sucesso"?

------------------------------

Então vamos ao que interessa. Trocar de treinador não dá mais. Para tratamento de longo prazo também tempo não há. O que fazer então? Aceitam-se sugestões até hoje à tarde, ou no máximo até sábado.

------------------------------

Desde que não seja contratar o Lair Ribeiro.