5 de outubro de 2008

Sobre vivos e moribundos


Douglas festeja o 1 x 1.

Grêmio e Botafogo era um jogo crítico, porque precisávamos espantar a onda. Mais ainda porque jogaríamos sem Pereira, Tcheco e Perea. Um desfalque importante em cada setor, como se a espinha dorsal fora extraída do time.
_____

Na escalação, mais duas mudanças: Felipe Mattioni e Helder. A presença de Morales, a terceira troca não forçada, era esperada.
_____

Assim, fomos a campo com Victor (25 anos), Léo (20), William Thiego (22) e Réver (23); Felipe Mattioni (19), Rafael Carioca (19) , Willian Magrão (21), Douglas Costa (18) e Helder (19); Soares (23) e Morales (33). Um time com média de idade de 22 anos.
_____

Não foi um jogo brilhante, mas vencemos e era o que importava, para espantar os urubus que sobrevoavam a Azenha. A zaga cochilou novamente no gol do Botafogo, mas o time encontrou forças, em si mesmo e no grito da torcida, para virar o jogo.
_____

Sem ser espetacular, o garoto Douglas Costa mostrou que conhece o esporte bretão. Deu assistências de gente grande e ainda marcou o gol de empate, num momento importante: apenas 3 minutos após o Grêmio ter sofrido o gol. O Botafogo não teve tempo de acomodar o jogo. Douglas começa a confirmar o que se esperava dele: é promessa das boas.
_____

Falar em torcida, incompreensível a proibição da banda e das bandeiras. Isso deve ser trabalhado pela Direção, junto aos órgãos de segurança. Em jogos contra clubes de outras cidades, não tem sentido proibir artefatos que apenas contribuem para a beleza da festa.
_____

Morales teve atuação regular. Foi importante nos gols (escorou para Douglas no primeiro e chamou a marcação no segundo). No restante do jogo foi discreto e errou um gol que poderia ter selado a sua estréia.
_____

Ao final, os 3 pontos recolocaram as coisas nos eixos. São o início da retomada. Agora, é lutar pelos 3 pontos contra o Santos, um time em ascensão e sempre perigoso. Ainda teremos desfalques importantes, mas a gurizada e a massa tricolor saberão encontrar o caminho de mais uma vitória fundamental.
_____

Lamentável a atuação de Heber Roberto Lopes. Para coroar dezenas de erros, deixou de marcar um pênalti claríssimo em Mattioni.
_____

Enquanto isso..
Foi encontrado moribundo e furibundo, caído da cama na qual sonhava acordado, um moranguinho. Acreditando que loteria se ganha toda a semana, a criatura passou a sonhar que a lua era um queijo, zebras acontecem a todo instante e que o grupo existe (queeeeee grupo). O diagnóstico é de delírio irreversível e grupite crônica. Segundo Tite (que mudou a palavra do discurso), "Efetivamente a efetividade não se efetivou de forma efetiva". Tradução: o timinho só foi intenso na porteira aberta.
_____

O Gaguinho assitiu a tudo e veio contar. Faaaaala, Gaguinho:

O po-poderoso Co-cô-ritiba, passeou contra o co-cô-lorado. Finalmente eles entraram no desejado G-quá-quá-4.

Obrigado, Gaguinho, pela sua participação.
_____

O blog Imortal Tricolor protestou pela via institucional e um certo blogueiro-torcedor da Globo recebeu um puxão de orelhas pelo linguajar rasteiro que usava quando se referia ao tricolor. É isso que dá índio petralha se meter a pajé.