11 de novembro de 2008

As razões da vitória


Pra que complicar?

Futebol não tem lógica. Em termos. No futebol, o time precisa ajudar a lógica, aí ela aparece. Futebol é simples. Sempre.
_____

A vitória contra o stjd-Palmeiras, em plena sede social do tribunal, pode ser fruto de uma conjugação de "n" fatores, inclusive sobrenaturais (a imortalidade, por exemplo), mas ela não seria possível, se o Imortal jogasse contra o Grêmio.
_____

O Grêmio jogaria contra o Imortal se tivesse posto em campo uma escalação ilógica, torta, salpicada de quem-sabes. Na escassez e praticamente sem opções, Roth escalou o trivial. A zaga disponível: Amaral, Jean e Hérverton. Souza na ala direita. Na ala esquerda, um ala esquerdo. Bom, médio ou ruim, mas ala esquerdo. O meio do campo titular dispensa comentários. No ataque, Reinaldo e Marcel, errando gols, mas principalmente marcando a saída de bola do adversário.
_____

O esquema 3-5-2, feito com jogadores da posição. Feijãozinho com arroz, moldado pela circunstância dos cartões e das cláusulas impeditivas dos contratos de Paulo Sérgio e Makelele, acrescido de uma grande dose de determinação. Funcionou, a bola do Tcheco entrou e estamos vivos.
_____

Há tempo vimos insistido no blog, que o time deveria ser escalado sem adaptações. Defendemos mesmo a volta da escalação que venceu o primeiro turno. Quis o destino que Felipe Mattioni Rohde tivesse levado o cartão vermelho. Mérito da sorte. Quis a providência que Paulo Sérgio não pudesse atuar (estivesse à disposição, certamente seria colocado na ala esquerda). Mérito da sorte. Quis Roth que Douglas Costa fosse sacado do time. Mérito dele, Roth. O garoto pode vir a ser um craque, mas ainda não está pronto para ser titular.
_____

Enfim, muitas são as razões que poderão ser evocadas na explicação da vitória, inclusive a imortalidade. Mas, se há lição a ser tirada do feito, é que futebol é simples e não perdoa quem constrói laboratórios.
_____

Pra concluir, uma frase que tenho repetido desde ontem à noite: o Grêmio é o único time que depende apenas de si mesmo para ser campeão. Vencendo todos os jogos, seremos, inexoravelmente, campeões. Alguém tem dúvida que o time do Burricy vai enroscar em pelo menos uma das próximas rodadas? Eu não tenho.
_____

Amanhã, a matemática do título.