28 de março de 2009

O "especialista"



Segundo o Michaelis, especialista é quem se dedica com especial cuidado ou exclusivamente a certo estudo ou ramo de sua profissão. A rádio Gaúcha diz ter um "especialista em arbitragem", cujo nome é Chico Garcia. Esse é um expert curioso. Para ele, na dúvida, é pró morango; na dúvida, é contra o Grêmio. Sempre. Às vezes, nem na dúvida.

No jogo do Grêmio na Bolívia, ele deu mostra de quão profundo estudioso é da sua especialidade. Comentando um lance do jogo, produziu essa pérola (veja neste link): "1 minuto - Impedimento de Cardozo. O Assistente JORGE URREGO precipitou-se em levantar a bandeira, no momento do lançamento. O jogador está adiantado, mas a FIFA recomenda punir o atleta quando ele participa da jogada. Antes de ela chegar, Léo dá um toque deliberado de cabeça e tiraria o impedimento do atacante boliviano. Não entendo como gol mal anulado e sim impedimento mal marcado."

Vejamos o que diz a regra 11.

"Infração
Um impedimento somente será marcado se, no momento em que a bola for tocada ou jogada por um de seus companheiros, o jogador estiver, na opinião do árbitro, envolvido em jogo ativo:
• interferindo no jogo, ou
• interferindo num adversário, ou
• ganhando vantagem por estar naquela posição"

Ora, o jogador do Aurora estava adiantado no momento do lançamento, ganhando vantagem na sequência, em função desta posição. Ah!, a bola bateu no Léo e tirou o impedimento?

Vejamos o que diz a "Interpretação das Regras do Jogo e Diretrizes para Árbitros", com relação à 11.

"Ganhando vantagem por estar naquela posição" significa jogar a bola que rebate em um poste, no travessão ou em um adversário, depois de haver estado em uma posição de impedimento.

Então, a bola que resvalou no Léo não tira o impedimento, como diz o "especialista". Na ânsia de afirmar que o Grêmio foi favorecido, faz um malabarismo, afirmando que "Léo dá um toque deliberado de cabeça". Sim, claro, o Léo quis passar a bola para o jogador boliviano.

Chico Garcia, larga o "apito" e vai pra arquibancada. E, pra comentar arbitragens com teus amigos de bar, dá uma estudadinha nas regras e recomendações da FIFA . Deixo aqui o link. Vai que tu não saibas onde encontrá-las.