3 de maio de 2009

Os volantões de blog


Volantão de blog mostra a cara.

Volta e meia eles aparecem. E vêm cheios de razão, porque eles sempre pensam que têm razão, mesmo quando chutam a bola fora, que é o que mais sabem fazer. São os volantões de blog.

O volantão de blog nunca tem uma boa informação. Agora, basta você informa que o jogador "X" está sendo cogitado e o volantão arma a butuca, esperando para cobrar a informação. Depois, quando ela vem, ele fica quieto. Não passa nem pra dizer boa tarde. São legítimos cabeções-de-bagres.

Se você emite uma opinião dizendo que um técnico não deveria ter sido dispensando da forma como foi (até por uma questão de respeito humano), o volantão de blog fica esperando. Se o técnico ganha um campeonato, ele emudece. Mas, quando perde um mata-mata, o volantão se apresenta esgrimindo "eu-não-disses". Claro que ele nunca disse, pois volantões de blog só têm opiniões a posteriori.

Uma categoria especial de volantão de blog é o estilo patrulheiro. Esses não marcam o blog, eles marcam o assunto. Criaram uma opinião sobre algo e querem disseminá-la pelo mundo. Para executar a missão que se atribuiram na vida, têm mecanismos de busca por palavra-chave. Basta encontrar a combinação em algum lugar para aparecerem tentando vender sua religião. São chatos vitalícios de carteirinha. Na sua chatice crônica, acabam expostos um pouco além dos fundilhos.

A probabilidade que apareça um ou outro hoje ao final da tarde é grande. Menor agora, com este post, porque volantões do tipo não gostam quando os blogs que eles marcam lhes aplicam um drible.