9 de outubro de 2009

Estrategistas de araque


A "inteligência competitiva" da Azenha
_____

Como sabemos o Corínthians, sem adversário à altura, venceu com facilidade a Copa do Brasil e assegurou vaga para a Libertadores 2010.

O técnico Mano Menezes subiu nos tamancos depois do jogo Fluminense 1 x 1 Corinthians. Em entrevista coletiva, falou que faltou vontade ao time no jogo, que alguns jogadores sequer comemoraram o gol marcado. E seguiu indo fundo: "Tem gente com a cabeça em 2010, mas nós estamos em 2009, recebendo salário de 2009." E continuou fustigando: "Quem está pensando em 2010, quem sabe deixe para receber também em 2010!" Isso tudo às vésperas do jogo contra o Grêmio.
_____

Azar nosso que do nosso lado, Luiz Onofre Meira, um dos homens que deveria colocar fogo no vestiário e fazer o grupo reunir as forças possíveis para tentar ao menos obter uma vaga para a Libertadores, desatou a falar no "planejamento" de 2010.
_____

Planejamento é um dos mais importantes componentes de qualquer ação de envergadura. Porém, quando se usa seu nome para ingressar na trincheira da inércia, não se está planejando o futuro, mas justificando um presente pífio. Meira transforma o "planejamento" em escudo, vacinando-se contra críticas na reta final do campeonato. Agora, todo o esforço externo deveria mirar o objetivo que pode, minimamente, salvar uma direção (eleita há um ano atrás) que patina em suas ações e falha olimpicamente na mobilização do clube (jogadores e torcida) para obter sucesso na sua razão de ser: o futebol.
_____

Desde que chegou ao Corínthians, Mano Menezes ganhou a Série B do Brasileiro, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. Por aqui, tem gente que precisa muito dizer a que veio.