7 de novembro de 2009

Os balanços de Autuori

O balanço nas coletivas

Desde que chegou ao Grêmio, no dia 18 de maio de 2009, Paulo Autuori fez um discurso quase monocórdico em relação à forma como deseja que o seu time atue. É preciso girar; é necessário fazer o balanço. Balanço, aqui, significando a inversão da jogada, a troca de lado da bola no campo de jogo, como tentativa de desarrumar o sistema defensivo do oponente, para, por fim, fazer balançar a rede adversária e a torcida na arquibancada. Sobre este balanço muitas foram as manifestações nas coletivas.

O balanço na tabela

Tendo chegado em 18 de maio, Autuori ainda não completou seis meses no comando do time. Nestes cinco meses e meio, participou de duas competições. Na Libertadores, foram 4 jogos, com 3 empates e 1 derrota (efetividade de 25%). No Brasileiro, conquistou 13 vitórias, obteve 8 empates e perdeu 11 vezes (percentual de 49%). Veja quadro.



Neste período, esteve na casamata 36 vezes: 18 no Olímpico e 18 como visitante. Em casa tem um aproveitamento de 78%, com 12 vitórias e 6 empates. Pegou carona na invencibilidade do time e não perdeu nenhuma no Monumental. Fora, o desempenho é de 15% dos pontos possíveis (1 vitória, 5 empates e 12 derrotas). Veja abaixo.



O balanço da rede

Sob o comando de Autuori, o Tricolor marcou 61 vezes e sofreu 44 gols. Um saldo de 17 gols positivos.

O balanço financeiro

Tendo vindo ao Grêmio com contrato até o final de 2010, Autuori está sendo balançado pelo assédio de um clube do Catar (veja aqui). O mesmo time que ele treinava antes de vir para Porto Alegre. É possível que ele cumpra o contrato com o Grêmio até o final, da mesma forma como honrou o compromisso com o Al-Rayyan. De todo modo, o vai-não-vai não ajuda nada e atrapalha muito, no momento em que o clube se movimenta para iniciar a preparação da próxima temporada. É desejável que haja definição rápida deste puxa-e-afrouxa.

Agora, se o treinador (cuja espera deixou o time sem técnico por 43 dias) for embora neste ano, deixando para trás o desempenho visto acima e fazendo balançar até ruir o "planejamento", estaremos diante do maior mico de que se tem notícia na história do comando do futebol do Grêmio. Nesta hipótese, esvazia-se o último balão do discurso de uma diretoria que mostra a todo momento sua falta de competência para comandar um clube da grandeza do Grêmio.
_____

Para não dizer que Autuori não deu alegrias à torcida gremista até agora, registramos a vitória contra o time do macaco Imitão, no Campeonato Brasileiro.