11 de dezembro de 2009

Entressafra

Um atacante divino



Hoje, 11 de dezembro, comemora-se o Saint Portaluppi's Day. Instituído pelo blog Grêmio Copero a data marca a conquista do Título Mundial pelo Grêmio, construída a partir dos pés do melhor atacante apresentado ao planeta pelo Rio Grande do Sul.
_____

Contratações

Marquinhos e William, do Avaí; Borges e Hugo, do São Paulo; Ciro, do Sport; Nei, do Atlético Petralha. Estes os nomes cogitados. Sinceramente, eu gostaria de ver também o lateral Vitor, do Goiás, na lista de pretensões. Infelizmente, nem de longe se fala nele.
_____

Vade retro

William Thiego já foi. Fala-se também que Herrera e Perea estariam de saída. Estas sim seriam duas descontratações de peso.
_____

Ainda o perfil

Não querem Roger no Grêmio. Até têm o direito de não querer, mas não pelos motivos explicitados. Alegam planejar (ai, ai, ai) um time veloz e Roger não se encaixaria neste perfil de time. São estes erros conceituais que deixam à mostra o desconhecimento que "vocês sabem quem" tem de futebol.

Ora, num time veloz quem deve andar rápida da defesa para o ataque é a bola, não os jogadores. A execução da jogada é que deve ser rápida. Isso se consegue com disposição tática e jogadores dotados de técnica suficiente para dar passes precisos. No máximo se pode exigir que os atacantes e os gandulas sejam velocistas. Quem pensa diferente deve sonhar com Usain Bolt de meia armador.