16 de dezembro de 2009

O conto do pacote



O mundo do futebol é cruel com os ingênuos e pune sem piedade aqueles que têm arroubos. Neste mundo, os ingênuos não sabem porque fracassam e os incontinentes verbais atrapalham a si mesmos.

Vejamos: enquanto o Campeonato Brasileiro terminava, com o Flamengo campeão (esta observação é uma homenagem aos torcedores do moranguinhos que lêem o blog), o time do Grêmio tendo como única missão dar uma alegria efêmera e ridicularizante aos vices de tudo e não havendo quase mais nada a fazer no ano aos dirigentes do Tricolor, construiu-se o (espero) último atentado contra a paciência da maior e melhor torcida do Rio Grande. Fomos alvos do Conto do Pacote, aplicado pelos homens do futebol do Grêmio.

No Correio do Povo, no Clic RBS, na Zero Hora, no Final Sports... Onde poderia ter sido publicado publicado está.

Sem que ninguém perguntasse, foi dito e repetido em som perfeitamente audível, que no dia 6 de dezembro, juntamente com o treinador e o preparador físico, seriam anunciados quatro bons reforços, ficando o elenco fechado para a temporada 2010. Uma maravilha de planejamento.

O dia 6 chegou, o Flamengo foi campeão (não esqueçam, róseos) e ficamos esperando o "pacote". Dez dias depois, não chegou ninguém e o que se lê e ouve é que Réver e Douglas Costa podem sair. Em tempo: para Fábio Rochemback parece não haver proposta.

Se a chegada de Paixão foi um alento, os capítulos seguintes parecem prenunciar que 2010 poderá ser um ano gêmeo de 2009. Se orar adianta, oremos, porque parece que vamos ficar entregues ao "planejamento" construído por ingênuos e implementado por eles mesmos, no papel de falastrões.
_____

Falar em Réver: como alguém bem lembrou, o valor admitido para negociar o jogador é ridículo, comparado com outras trasações do futebol brasileiro. Só para citar um exemplo, em 2007 o zagueiro Breno foi vendido pelo São Paulo ao Bayern de Munique por 14 milhões de euros. Vender mal parece ser uma escola ativa no Olímpico. Historicamente vendemos barato, quando comparado com as transações de outros clubes.