18 de dezembro de 2009

Os 12 trabalhos de Silas

Eu tenho acompanhado o trabalho de Silas no Avaí. Chegou sob desconfiança, tido como provisório. Se impôs e o resultado vocês todos sabem: trouxe o Avaí para a primeira divisão e fez um belo campeonato com um time médio.

Quando surgiu a notícia de que poderia vir, alguns o pintaram como um herói, capaz de façanhas impossíveis. Um Hércules dos tempos modernos. Sendo assim, vamos listar seus doze trabalhos para 2010:

  1. Não transformar o Grêmio no Avaí de 2009. Que traga o Marquinhos e ninguém mais.
  2. Fazer com que Rochemback estreie, pelo menos até agosto.
  3. Não deixar o "chefe" abrir a boca e contar aos repórteres todos os possíveis negócios que estão em andamento e que não se confirmam.
  4. Diminuir os passes errados de Adilson.
  5. Fixar Douglas Costa, se não for vendido, no time titular.
  6. Raspar o verniz de academia que passaram no time em 2009, tirando a cara de boca mole e devolvendo ao Grêmio a cara do Grêmio.
  7. Não deixar o "chefe" sentar no reservado durante os jogos.
  8. Deixar o Paixão mexer com o moral da moçada sem ciuminhos bobos.
  9. Ter culhão para por o Souza na lateral ou deixá-lo no banco.
  10. Ganhar pelo menos 35 % dos pontos fora de casa durante o Brasileirão, com pelo menos 4 vitórias.
  11. Não mexer no Vitor, no Réver, no Mário Fernandes, no William Magrão, no D. Costa e no Máxi Lopes. Se ficarem no Grêmio, é claro.
  12. Esquecer que jogou no cocô-irmão para não ser contaminado com o complexo de inferioridade. Se bem que este é trabalho para qualquer mortal inteligente. Nem precisa ser Hércules.

_____

Sou do tempo em que os jornais faziam uma descrição dos treinos, davam a escalação dos titulares e reservas, placar, marcadores de gol, etc. Sabia-se tudo do clube.

Hoje se vê mais fofocas e especulações. Coisas importantes passam desapercebidas. Às vezes vemos um jogador atuando em outro time sem ter lido nada a respeito de sua saída.

Banha saiu do Grêmio da mesma forma como atuava: em silêncio, sem ser notícia. Nem sei quando saiu, mas me dei conta alguns meses atrás quando prestei atenção num massagista que entrava correndo no campo e vi que não era ele. Soube agora que saiu por doença e que, hoje, faleceu.

Banha era um Gremista. Fazia parte da instituição. Com certeza, estará olhando os jogos do Imortal. Isto, é claro, se os médicos do céu deixarem.
_____

Adendo do Arigatô

Converso com um moranguinho, assim, como quem nada quer:
Arigatô: - Conhece o Calcio Mercato?
Morango: - Claro. É um dos principais sites de futebol da Itália.
Arigatô: - Tchê, tu és um morango muito bem informado. Agora, olha esta notícia.
Morango: - Bah, esses caras não sabem nada, são uns desinformados. #$@%$#*@%$!

É isso: falou futebol, falou Porto Alegre, pensou Grêmio.