7 de janeiro de 2010

Douglas entrou no frio

Douglas Costa não é mais jogador do Grêmio. Aliás, 15% dele ainda são, mas esta porção não pode entrar em campo. Mais um jogador jovem que deixa o país, atraído por um submercado do futebol.  Douglas sai como uma incógnita. Tem pinta de craque, mas não conseguiu espaço para mostrar se realmente tem talento. Agora, só saberemos se é o que alguns apostam através de notícias. Isso se ele não desaparecer, como muitos dos que tomam o rumo do frio, imaginando que estão fazendo uma escala para o mercado europeu. Resta-nos desejar boa sorte ao menino e que consiga fazer desabrochar o futebol que parece existir em estado latente em seus pés. Em mim, ficam as imagens das últimas atuações, nas quais um talento diferenciado começava a pulsar e ameaçava se intrometer no time.
_____

Enquanto isso, um certo colunista de um certo jornal de Porto Alegre reproduz a entrevista feita com Adalberto Preis pelo Minwer, do Blog do Torcedor, dando os créditos para um certo blog. Alertado, nada fez para corrigir o erro (será proposital?). O certo blog, por sua vez, aparentemente nenhuma providência tomou para restituir a autoria a quem de direito. Oh, tempos! Oh, costumes!
_____

A pré-temporada abre com uma má notícia: William Magrão não apresentou condições de iniciar os treinamentos com o restante dos jogadores na Serra. Permaneceu em Porto Alegre, fazendo tratamento no joelho operado. Seria o terceiro desfalque do elenco planejado.
_____

Os acontecimentos de ontem e hoje em Bento Gonçalves podiam ser imaginados. O maior time do RS e seu irmão menor fazendo pré-temporada na mesma cidade é, definitivamente, uma má idéia. Numa época em que torcidas são embretadas, tratadas como gado para não se cruzarem nos dias de jogos, promover o encontro numa cidade de porte médio é fornecer fogo a incendiários. Não tenho dúvida que a Brigada Militar vai intervir e proibir a repetição do fato para as próximas temporadas. Nesta, o pulso vai ter que ser muito firme para conter o poder explosivo da mistura. Uma lástima.