4 de março de 2010

Fala sério

Atualizado as 8:00 horas
Como se sabe, é melhor ser rico e com saúde do que pobre e doente. Assim também é melhor ganhar jogando mal, do que perder jogando bem. Ganhamos, o que é importante. Os buracos defensivos se repetiram, o que é lamentável. Mesmo não sendo o time titular, a atuação foi preocupante. A falta de aptidão para marcar o adversário de forma adequada parece ser algo sistêmico.

Sei que os leitores devem estar sentindo enfado da repetição, mas as equipes que vêm sendo apresentadas por Silas (seja a titular, a reserva ou a B) não são sombra do que se esperava pudessem ser. Qualquer time é capaz de sentir-se no direito de ousar perante o Grêmio. Chega! Já passa da hora de alguém ter um conversa séria com o nosso treinador. Diante do fraco Avenida, passamos por apertos inexplicáveis.
_____

Numa análise puramente pragmática, a vitória foi importante. Marcando o maior número de pontos da fase classificatória, garantiremos as decisões em casa. Mas nem só com pragmatismo se pavimentam os caminhos dos títulos.
_____

Como atuaram:

Victor: Melhor do jogo. Impediu um resultado negativo.
Edilson: Duas contribuições importantes (um gol e uma assistência para gol) e muitos erros primários. Pode ter sentido a estréia. Aguardemos.
Mário Fernandes: Deve ter sido obrigado a tomar café. Alternou bons e maus momentos. Falhou no gol do Avenida, ao cabecear a bola para o meio da área.
Rodrigo: Estréia. Discreto.
Bruno Collaço: Discreto [2]
Willian Magrão: Adquire cada vez mais ritmo. Será titular, no máximo, em 3 rodadas (isso se aquele gelo no joelho ao sair foi apenas cautela).
Fábio Rochemback: O mesmo burocrata de sempre.
Maylson: Um gol, boa movimentação e apoio à marcação.
Hugo: Não entrou no jogo. Tentou alguns chutes, sem sucesso.
Jonas: Um gol, uma assistência e mais nada. Para alguns chega.
William: Este deve tomar farto café matutino. É a única explicação científica para estar no Grêmio.
...
Adilson (Rochemback, intervalo): Melhorou a marcação do meio campo.
Fernando (Willian Magrao, 35'2T): Idem.
Mythiuê (William, 36'2T): Quase sem tempo.
...
Silas: Ainda não montou um time. Está devendo.
...

Juiz - Mário Chagas da Silva: O jogo teve juiz?
_____

Selecionamos 2 lances do jogo. O gol de Edilson e uma arrancada de Mário Fernandes (abreviada pela edição da Globo. Na verdade, sua corrida começa na área defensiva). Veja abaixo.

O gol de Edilson



Arrancada de Mário Fernandes

_____

Adendos do seu Algoz

Para começar um recado ao É do ardo: acredita no Arigatô. É muito, mas muito melhor ser rico com saúde do que pobre doente.
Para continuar um recado ao Arigatô, que estava tão nervoso a ponto de postar com erros de digitação, erros conceituais e erros factuais. Os de digitação já corrigi. Os conceituais e factuais corrijo agora.
É fato que o William cai-cai não pode jogar no Grêmio. Nunca antes na história deste país um centro-avante jogou três partidas sem dar um único arremate. Vocês leram certo. Me apresentem um chute, vá lá, do meio do campo para a lateral que seja, que este menino tenha dado nos três jogos e presenteio com um show do Gean e Giovani.
Mas não é fato que o William Magrão está a cada dia melhor. Ele está visivelmente sem rítmo de jogo e esta é uma das importantes causas dos desajustes da defesa. Rochemback teve um início muito bom. Nos primeiros 20 minutos ele corrreu e desarmou como nunca. Depois deve ter se lembrado que está com a vida ganha e deu uma freada. Penso que um banco pode dar uma chacoalhada no rapaz.
Edilson errou uns passes muito toscamente e vazou algumas vezes. Mas dou desconto para uma estréia e penso que pode ser um bom nome para ajudar a fixar o Mário Fernandes na zaga. Isto se este tomar café da manhã certinho e não der pixotadas como ontem.
Me preocupei mesmo foi com o Rodrigo. É uma espécie de Hidalgo II. Recebe a bola e entrega apertada para o Victor. Fez isto cerca de 10 vezes, o que dá indícios de que é sua jogada preferencial. Numa destas inclusive, criou a melhor chance de gol da partida. Para o Avenida.
Bruno Colaço apareceu bem. Hugo está peladeiro e Jonas foi bem sim.
O Arigatô está desacostumado. Jogo no interior é assim. Não tem espaço para muita técnica.
Apesar disto concordo que a fase de testes e de condescendência para com o Silas está próxima do final. Tem que saber se ele vai ter cabelo no peito para tirar os medalhões que não estão dando a resposta esperada, desejada e necessária. E de ensinar postura defensiva ao time. Olha que o Roth está em casa.