29 de março de 2010

Histórias Imortais - [ 4 ]

Vivida por Júlio Tricolor

Alô Toronto

Em 1981 eu morava no Canadá. Notícias do tricolor só quando ligava pra casa ou quando alguém me escrevia dizendo o que se passava. Nada de Internet, net e outras dessas maravilhas que temos hoje. Tem gente que ainda diz que antigamente tudo era mais fácil! Aqui mané.

Em Porto ALegre, o Grêmio jogava a primeira das duas partidas da final do Brasileiro, contra o São Paulo. O tricolor paulista tinha um time que era considerado o melhor do país. Eu lá nervoso para saber o resultado do jogo. Nós numa final de brasileiro! Quem poderia imaginar isso na época?! Com a diferença de duas horas a menos no horário, liguei. Assim que atenderam o telefone, já ouvi a gritaria: 2 a 1! 2 a 1! GRÊÊÊÊÊÊMIOOOOOOO!!! Minha mãe pegou o telefone e só me disse: "E de virada! Domingo é lá em São Paulo!"

Nunca os dias passaram tão devagar. Mas o domingo chegou! Em Toronto, era um dia meio chato, sem muita coisa para fazer, a não ser sentar em algum parque e colocar as conversas da faculdade em dia. Eu não ouvia nada do que me diziam. Só olhava para o relógio. Controlava cada minuto para ligar para casa. De repente não me aguentei, saí do parque e voei para casa. Tinha de ligar antes de ter um troço. A mãe atendeu: "Demorou, hein?! Recém terminou o primeiro tempo. Tá zero a zero!"

Voltei para a rua de novo. Caminhei, caminhei, caminhei... Acabei encontrando o pessoal da faculdade novamente. Ninguém entendia o porquê de eu ter saído correndo sem dizer nada. Eu inventei uma desculpa qualquer, porque para eles futebol e nada dá na mesma (Agora, experimenta falar sobre hóquei. Quase se matam!) Então, deu seis da tarde. Corri para o telefone e liguei. Mal conseguia ouvir a minha mãe falando. Tudo era uma gritaria só: É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!

Depois me quase uma hora de minha mãe me contando como tinha sido o jogo, é que me dei conta que a ligação que eu havia feito era a cobrar. Pobre da véia. Nunca fiquei sabendo quanto ela pagou por aquele telefonema! Mas, pelo GRÊMIO CAMPEÃO BRASILEIRO PELA PRIMEIRA VEZ, valeu à pena cada centavo!