21 de abril de 2010

Noite de Ressacada


O estádio do Avaí

Hoje, às 21:50 hs, em Florianópolis, Grêmio e Avaí decidem quem segue na Copa do Brasil. Os "acontecimentos" de Porto Alegre repercutem. O elástico que virou escanteio, que foi batido, que foi cabeceado, que o goleiro não defendeu, que a bola bateu na trave, que veio para o meio da área, que a zaga não tirou, que Jonas chutou e que entrou no gol, foi transformado em algo grandioso.

Ora, em 10 jogos no Olímpico, este Grêmio, jogando contra este Avaí, ganha 8 por mais de 2 gols de diferença. E vou adiante: em 10 jogos, este Grêmio, jogando conta este Avaí, em Florianópolis, não perde 2 por 2 gols de diferença.

Erros de marcação existem às dezenas em um jogo de futebol. É claro que há aqueles que podem defir uma partida: um pênalti inexistente marcado ou um existente deixado de marcar; um atacante impedido abrindo as perninhas na frente do goleiro; ou, impedido, indo sobre o goleiro e o obrigando a rifar a bola... Mesmo um escanteio inventado aos 46 do segundo tempo e que redunde em gol pode ter um certo privilégio na escala de acontecimentos que mudam a história de um jogo. Mas não como ocorreu no Monumental. Com ou sem aquele escanteio, venceríamos (e bem) o jogo.

Enfim, o carnaval foi feito e chegou o dia da "revanche". Honestamente, só um completo desastre nos tira da Copa do Brasil. Sinceramente, não acredito que isto aconteça. Acredito, sim, que no dia 5 de maio, estaremos decidindo, em casa, contra o Fluminense, quem pega Santos ou Atlético MG na semi-final.
____

Adendo do seu Algoz

Amanheceu chuvoso em Floripa. Ingressos para a torcida do Imortal todos vendidos. Está prometida uma grande festa para a entrada do time em campo.
Converso com avaianos aqui e ali. Ontem apostei com um avaiano de não perder jogo. Ele diz que vai ser 1 x 0 pro Avai. Ou seja: eles não acreditam na classificação e estão conformados. Se ganharem por escore mínimo já estarão felizes. Tudo indica que vão perder motivados.
Claro que depende da postura do Grêmio, mas tirando o desastre proporcionado pelo Fabrício Correa o time vem bem e ganhando consistência.