10 de abril de 2010

A Ouvidoria que não ouve mas fala

Não vi o jogo. Não sei se foi sorte ou azar. Das 21:00 até 00:30 estava dentro de um avião com origem em Brasília. Como era quinta-feira, estava cheio de políticos pançudos e sebosos, que como todos sabem, são obrigados a bater ponto de terça a quinta-feira. Estava também repleto de gostosas, sentadas dispersas no avião, que também devem trabalhar entre terça e quinta-feira. O que prova, como diria o sarnoso Sarney que "o pudê é um afrodisíaco e deixa os seus donos bunitos que é a peste."
Saí do avião lendo o torpedo indignado do Arigatô.
Eu não posso dizer que fiquei surpreso. Tenho um sexto sentido que, assim como me dá certeza, às vezes, de grandes vitórias, me antecipa desastres. E desde domingo tinha uma pulga rondando minha orelha. Havia várias moscas no entorno: a invencibilidade no Olímpico, as 15 vitórias seguidas, a homenagem ao Jonas, o Fica Victor, a certeza de que o título seria uma formalidade a ser cumprida, etc. Deu no que deu.
Como não vi o jogo, não posso falar dele. Mas não acho que seja hora de terra arrasada e muito menos de crucificar alguém. Ontem me ligou o fã do William para me tirar onda. Desastres inesperados acontecem, assim como inesperadamente alguém ganha na loteria e até um timinho pode ser campeão mundial FIFA.
Muita calma nesta hora. E, se querem saber, o Grêmio vai ser campeão Gaúcho este ano. Me cobrem depois.
____

Todos vocês já ouviram falar e conhecem a rede de blogueiros gremistas. Tem o banner aí do lado. É só clicar em cima que se chega lá. E provavelmente a maioria de vocês lê a maioria dos blogs que a compõem. Tem até o blog do Mosqueteiro. Aliás, este blog é "culpa" nossa que incentivamos o dono a ter o próprio blog tempos atrás. É um blog meio mais ou menos, mas é bonzinho.
Todos vocês já ouviram falar em ouvidoria. Quase toda instituição ou empresa tem ouvidoria ou SAC, o que é quase a mesma coisa. Ouvidoria vem do latim "ouvire" que significa ouvir, escutar.
O Grêmio tem uma ouvidoria. Já vi muitos relatos de gremistas que reclamaram para a ouvidoria tricolor mas não foram ouvidos. Pois a ouvidoria do Imortal resolveu inovar. Em vez de ouvir ela resolveu falar. Devem ter decidido isto depois de ouvir o Meira, aquele que vocês sabem, só diz asneira. O Duda deve ter dado seu pitaco também. Com aquela elegância de lorde argentino.
Aí que o instrumento que escolheram para falar em vez de ouvir foi um blog. O blog da ouvidoria, oficialmente chamado de Blog dos Mosqueteiros. Tchã! Avançaram no nome do blog do Antônio sem dó nem perdão. E escolheram gremistas ilustres para falar verdades aos leitores. O Saul, o Krebs e outros. Tudo gente que nunca ganhou nada mas que gravita no Velho Casarão há décadas. Como consolo deram a quarta-feira para o Ducker, que tem um site muito acessado e não precisa disto e os domingos para os blogueiros que quisessem "aparecer".
Como todos os blogs, este da ouvidoria tem comentários. E os comentários são moderados. Agora faz o seguinte: vai lá e reclama da ouvidoria ou dos comentários do blog e aguarde para ver se o comentário vai ser publicado. Só recomendo pegar um banquinho e esperar sentado. O Mosqueteiro legítimo fez isto. Foi censurado de cara.
Agora imagina um blogueiro da rede mandar um post no domingo criticando a direção ou reclamando do time. Vocês acham que vai ser publicado?
Por estas e outras razões, o Arigatô e eu decidimos não participar desta bobagem. Nada paga a nossa independência. Nem a "honra" de ser um blogueiro "oficial".