15 de maio de 2010

Assombração imortal



Quem passeia por blogs de torcedores do Santos constata facilmente: a derrota da última quarta-feira transportou-os do mundo dos sonhos para a terra da incerteza. Eles estavam convictos que tinham o time mais maravilhoso do planeta. Uma esquadra invencível, capaz de subjugar quem quisesse a hora que quisesse. Um percalço aqui ou ali, era obra do acaso ou resultado de ocasião. Hoje, eles estão assombrados.

Nunca antes na história dos neo-bailarinos eles haviam virado um jogo vencendo por 2 a 0 e foram confrontados por uma avalanche de determinação, emoção e gana de vencer. Perplexos, se viram soterrados por ela. Tanto quanto ficou o time, a torcida santista está desorientada. O técnico Dorival Júnior e alguns jogadores são fortemente contestados.

Lá, o clima de encantamento e confiança desmedida sofre sutil processo de erosão. Cabe ao Grêmio encontrar um catalisador que reinstale e acelere a ação psicológica negativa causada pela acachapante virada do primeiro jogo. Silas precisa encontrar mecanismos para infiltrar-se nas fraquezas do Santos com obstinação: atacada, a defesa litorânea faz muita água. O Grêmio já sabe que tentar segurar a vantagem pode ser fatal. Meio caminho está andado.

Neste ano, jogando em casa contra adversários com um mínimo de qualificação, o time do Santos obteve 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Marcou 12 gols e foi vazado 7 vezes. Não é a maravilha que se vende. Vejam abaixo.
  • Santos 3 x 0 São Paulo
  • Santos 3 x 4 Palmeiras
  • Santos 2 x 1 Corinthians
  • Santos 1 x 1 Ponte Preta
  • Santos 3 x 1 Atlético-MG
Só o São Paulo não conseguiu fazer gol na Vila Belmiro. Até a curumilhagem que inflou as estatísticas ufanistas festejou na cidade vizinha a São Vicente. O Bragantino marcou 3 vezes, o Sertãozinho 2, o Ituano e o Rio Claro 1.

Então, eles que tratem de fazer muitos gols se quiserem ir adiante na Copa do Brasil, porque nós vamos fazer os nossos.
_____

Eu sei, amanhã tem o jogo contra o Corínthians. É um jogo importante para o nosso futuro na competição. Uma vitória nos colocaria numa situação boa na tabela, para começarmos a caminhada visando o título. Nunca esquecendo: o Grêmio é o único time gaúcho invicto no Brasileirão.

__________________________

Adendos do seu Algoz

Os santistas são os primeiros a reconhecer publicamente a Imortalidade Tricolor. Bonito de ler. Outros virão na sequência e outros, recalcados, manterão este reconhecimento nas suas mentes atormentadas.
___

Sei, sabemos todos, as cabeças e os corações estão no jogo de quarta-feira. Mas haveria incentivo melhor para quarta do que um estádio lotado vibrando e levando o time misto a uma vitória contra o Corinthians?
Vamos fazer do jogo de amanhã o alentaço que se faz nos sábados. Todos ao Velho Casarão!