5 de junho de 2010

Histórias Imortais - [ 8 ]

Vivida por Júlio Tricolor

Gre-nada com Beth Carvalho

Em 1979 o Grêmio e o SCAterro entraram em guerra contra a FGF. Tudo porque a federação queria a classificação de mais dois clubes para a parte final do Gauchão, passando de 8 para 10 clubes. A dupla GRE-nada ameaçava abandonar o campeonato. Porém, numa noite qualquer, em uma reuniãozinha na FGF, o SCAterro mudou sua posição e a fase final do campeonato passou a ter 10 clubes.

No primeiro GRE-nada o Grêmio estava três pontos à frente. Desesperada em busca de uma reação, a direção do SCAterro fez uma promoção: quem fosse de vermelho não pagaria ingresso na coréia. No restante das dependências, a oferta era um desconto de 20%. Só que não havia os controles de hoje. Não deu outra: a torcida tricolor comprava os ingressos com desconto, entrava na pocilga e jogava os trapos vermelhos no fosso. Foi faltando lugar. Todo mundo apertado. Como a divisória era uma grade de ferro, não demorou muito para uma grande parte da torcida tricolor pular para o lado da social do aterro. Os coloridos se encolheram do outro lado separados pelos soldados da brigada.

Tinha uma música na época que era um grande sucesso. Era cantada por Beth Carvalho que dizia mais ou menos assim: "Chora, não vou ligar. Chegou a hora, vai me pagar. Pode chorar, pode chorar! É o teu castigo, brigou comigo, sem ter porque. Vou festejar, vou festejar o teu sofrer, o teu penar." E o coro: "Você pagou com traição, a quem sempre te deu a mão!"

Em menos de dez minutos o Grêmio já enfiava dois a zero. Alguém puxou o samba. Foi um show. Toda a torcida do Grêmio cantando o samba e apontando para a torcida do aterro!

Em tempo: o Grêmio ganhou o campeonato, abrindo DEZ pontos de diferença. Isso que, à época, a vitória valia apenas 2 pontos e não os 3 de hoje.