22 de junho de 2010

Uma exceção?

Atualizado as 9:33 pelo seu Algoz

O Grêmio anunciou a contratação de André Lima. Agora, com ele no Imortal, uma curiosidade me assalta e ela será revelada mais adiante. Quem quiser ler sua biografia, pode clicar aqui. Eu conheço o jogador dos tempos do Botafogo e do São Paulo (sim, é mais um ex-são paulino que vem).

Desinformado das condições atuais do atacante, cuidadosamente enviei um mail para um amigo meu do Rio, torcedor do Fluminense, nos seguintes termos: "Que tal o André Lima que está vindo pro meu time? Se não serve nem pro teu Flu, deve estar muito mal."

A resposta veio dolorosa: "Graças a Deus vocês levaram ele..." Porém, trazia uma pitada de medo: "...mas nunca se sabe. O Jonas não jogava nada no Santos e aí, na minha opinião, é um dos melhores do teu time". Em outras palavras: na opinião dele, fica tudo entregue à mística do tricolor. Pode ser que ele vista a nossa camisa, jogue o que não vem jogando e acabe precisando renovar o passaporte.

Como falei, esta aquisição despertou um interesse: terá o manto imortal o poder de fazer até um jogador de cavanhaque renascer para o futebol? Eu sei, alguém perguntará: "Mas que bobagem preconceituosa mais sem nexo é esta? Não achando nada para criticar, vem se sair com isso?" Eu, então, retruco: me apontem alguém que use cavanhaque e que jogue futebol digno de respeito, que eu me retrato aqui no blog. Pode ser até uma mulher.

Então, como precaução, chegando o atleta no estádio, a primeira providência do planejamento deve ser fornecer-lhe um bom aparelho de barbear e mandar que só se apresente para os treinamentos depois que a cara estiver limpa e lisa, como bunda de nenê. Ou então, que cultive uma barba completa. Mas, tenho para mim, num exercício lombrosiano, que o gostar de cavanhaque revela características de personalidade incompatíveis com a prática efetiva continuada do esporte bretão. É o que veremos. Ou não.
_____

Colhendo a semeadura?

O fluxo natural das coisas cobra contas. Estaremos diante de mais uma fatura sendo apresentada? Nas últimas três décadas, o futebol europeu levou para seus times mais e mais jogadores estrangeiros. Chegamos ao cúmulo de a Inter de Milão não ter nenhum jogador italiano em campo na última final da Liga. Alcançamos o ponto de diversas seleções convocarem jogadores naturalizados. Agora, o que se vê são todos os times sul-americanos praticamente garantidos na segunda fase da Copa do Mundo, enquanto as seleções européias gemem em busca da classificação ou fazem fiascos estrondosos. Plantaram mal? Que chorem a frustração das suas colheitas. Não deixam espaço para os jogadores nativos atuarem nos times de ponta, como podem ter boas seleções?
_____

Meus prognósticos para as oitavas
  • Uruguai x Coréia do Sul
  • Estados Unidos x Sérvia
  • Argentina x México
  • Alemanha x Eslovênia
  • Holanda x Itália
  • Brasil x Suiça
  • Paraguai x Dinamarca
  • Chile x Portugal
_______

Adendos do seu Algoz

A imprensa nacional está perplexa e os isentos sem desculpas prontas diante da truculência do anão da seleção. É só bloguear por aí que vocês verão mil teorias sobre o (péssimo) comportamento, atingindo o ridículo e a necessidade de demissão imediata, fosse a CBF séria, do Dunga.
Fossem da aldeia, os jornalistas não teriam problemas em detectar a causa. Dunga nasceu num clube perdedor, pequeno, amargo, recalcado. Além disto, foi demitido após salvar o timinho de um rebaixamento certo e merecidíssimo. Rebaixamentao, aliás, de onde custarão muito a sair quando inevitavelmente ele vier. Então, ele tem as marcas do seu timinho de coração e apenas segue seu destino. Por isto, eu quase o isento.

Quanto ao André Lima concordo quanto ao cavanhaque, mas discordo quanto à opinião do amigo do Arigatô. Tenho também um amigo torcedor do Flu e já percebi que eles não entendem muito de futebol. E tem aquela história do pó de arroz que é meio estranha. É não? Este cara foi muito bem no Botafogo. E Borges avalizou a contratação. Deixem o homem trabalhar e as vuvuzelas, por enquanto, lá na mama África.