12 de setembro de 2010

Rescaldos de domingo

A Libertadores é logo ali

Terminamos a rodada em 12º. Agora, prestem atenção: uma vitória na quarta-feira, pode (na combinação mais favorável) nos colocar na 7ª posição, às portas da classificação para a Libertadores.

Não cansamos de repetir: não é difícil fazer um time que vá para as cabeças. Basta montar um elenco com muitos jogadores médios e alguns bons. Comprometidos, com o salário em dia e bem treinados, um grupo assim faz história. O problema, quase sempre, é o empilhamento de jogadores caros (muitos deles perebas), entregues a técnicos enganadores. Aliás, técnicos bons, no Brasil, pode-se contar nos dedos de uma mão.
_____

Uma tal Cláusula de Barreira

Sábado, 11/09, ocorreu a eleição para o Conselho Deliberativo do Grêmio. Pelo atual estatuto do clube, garantem representantes no Conselho as chapas que fizerem, ao menos, 30% dos votos na eleição. Houve tentativa de reduzir o percentual para 20%. A proposta foi rejeitada por falta de quorum. Muitos conselheiros não quiseram facilitar a entrada de associados sem afinidade com os grupos tradicionais. Alguns deles anoiteceram ontem com gosto amargo na boca.

É hora de aprender com os fatos. E não só os que não foram eleitos. O passado serve para que dele se tirem ensinamentos. Misturá-lo com o presente, produzindo combustível para intrigas e difamações, é ação que contribui para tornar o clube menor. Faço votos que cada um tire boas lições dos eventos e possa contribuir para fazermos o Grêmio maior.

Abaixo, os números da eleição.

Chapa 1 (Renova Tricolor): 2.327 votos - 50,42%
Chapa 2 (Dá-lhe Grêmio): 1.159 votos - 25,11%
Chapa 3 (3ª Via): 1.129 votos - 24,46%
Nulos: 6
Brancos: 13
Total de votos: 4.624
_____

O grupo patina

A Libertadores 2010 caiu no colo deles. O grande adversário da caminhada, o São Paulo, está com 2 pontos a mais do que o nosso tão criticado Grêmio. E quase não passaram. Roth ainda nos dará muitas alegrias este ano.