3 de novembro de 2010

Animus furandi

Existe algo novo nos campos de futebol do Brasil. E, pelo que se vê, a premiação deve ser grande. Trata-se de uma competição entre os homens do apito.

Sim! Só pode ser algo que vale algo. Coincidência não é. Não é possível que o Grêmio seja tão prejudicado em seus jogos, por obra do acaso. Possivelmente eles disputam o troféu Animus furandi, porque intenção de furtar é o que não lhes falta. Hoje foi um gol legítimo anulado e, ao menos, um pênalti sonegado.
_____

Veja os lances


_____

Como atuaram

Victor: Quando chamado, disse presente.
Gabriel: Muito bem.
Paulão: Seguro como sempre. Melhor se controlasse a força que possui.
Rafael Marques: Não comprometeu.
Fábio Santos: Razoável.
Adilson: Marca muito esse alemão.
Fábio Rochemback: Bem. assumiu a liderança em campo.
Lúcio: Boa atuação.
Douglas: No segundo tempo, quando voltou da seleção, foi bem.
Jonas: Vem pecando pelo individualismo. Coincidência ou não, parou de fazer gols. A seu favor o fato de ter sido caçado em campo.
André Lima: Centroavante tem que fazer gol. Fez dois. Só um valeu.
.....
Diego (André Lima): Atacante reserva tem que entrar e fazer gol. Fez.
Ferdinando (Adilson): Entrou bem.
Neuton (Lúcio): Sem tempo.
.....
Renato: Nada a acrescentar. Mudou a forma do time atuar.
-----
Juiz José de Caldas Souza: Um gol anulado pelo bandeira. Um ou dois pênaltis sonegados ao Grêmio. Poupou cartões para os jogadores do Goiás. Perigo de expulsão é algo muito sério.
_____

Mais hilariante do que o Lucianinho tentando treinar a torcidinha para não vaiar o Giuliano, só o Batista comentando o primeiro gol do Grêmio. Ao lhe ser passada a bola para falar sobre um contra-ataque fulminante (13 segundos de Victor ao gol), o comentarista lamentou um "cochilo" do Goiás, dizendo: "Um gol de um time desatento". Ele não tem a menor noção do quanto é ridículo.

_____

Adendos do seu Algoz

Tem uma coisa boa de ver no time do Grêmio. Muito boa, aliás. É a tranquilidade do time em campo e a segurança que todos ocupam o seu lugar e enfrentam os adversários. Por conta disto, o número de cartões caiu muito e as expulsões são quase inexistentes.
O que ainda não está bom de ver é a quantidade de passes errados em determinadas partes do jogo.
Cobra-se nos comentários que falemos sobre a convocação do Douglas. O Douglas quando quer, ou quando pode, é um grande jogador. O problema é que alguns problemas nem sempre fazem com que ele possa mostrar todo o seu talento. É verdade que com a chegada do Renato ele cresceu muito de produção e até marcando está. Por estas coisas a convocação dele foi merecida. Espera-se que não volte mascarado.
Jonas parece cansado. Faz três partidas que não marca. Hoje foi muito mal no primeiro tempo, melhorando bastante no segundo. Verdade também que está sendo caçado em campo. E verdade também que muitas vezes recua demais para buscar a bola.

_____

Três rodadas antes que Meira e Silas tivessem sido dispensados e estaríamos disputando o título com muita chance de ganharmos.

O árbitro anulou o primeiro gol do André e depois viu-se que foi legítimo. Não deu um pênalti em que o zagueiro bateu com o braço na bola e poupou cartões para o Goiás. Aliás, o famoso Marcão, que aprendeu a escoicear com o Guizadu, deveria ter sido expulso mas o juiz pipocou. O que dá para dizer, com certeza, é que estes juízes, na dúvida marcam contra o Grêmio.

Enquanto isto, o timinho, nem com cinco árbitros consegue ganhar. São os maiores flanelinhas do país.