6 de novembro de 2010

Step by step

Arigatô deve estar deprimido. Ao contrário do que pensava, não é ele o pé quente tricolor. Aliás, o time jogou tão bem, mas tão bem que patrolou o bandeirinha gato de Santa Catarina. Gato sim, porque apesar da CBF ser o que é não dá para acreditar que seja capaz de escalar um bandeira que não conhece futebol.
O Ceará tinha a melhor defesa e estava invicto há 8 jogos. Não aguentou a máquina.
____

Douglas, Rochemback, André Lima, Gabriel e Jonas foram quase perfeitos. Os outros em nível um pouco abaixo. Mas este Grêmio de Renato não ganha pelas individualidades. O que impressiona é o coletivo. O entendimento entre todos os setores. A calma para chegar ao resultado.
Se o coletivo impressiona, a entrega emociona. Há quantos anos o Grêmio não mostrava esta garra? Esta vontade de ganhar?
Como dizem os escritores medíocres, o futuro é risonho. Se for com Libertadores já em 2011, maravilha. Se não der, está pronta a base para patrolar quem estiver pela frente em 2011.
____

O Santos não pode mais ser campeão. O Santos já está na Libertadores. O Santos é o nosso jogo chave. Ganhando do Santos a chance de entrar no G3 fica grande. O G4 será certo. Isto eu afirmo. Aí, é só secar o Felipão.
____

Como jogaram

Vitor: Exigido duas vezes no início do jogo, mostrou porque é o melhor goleiro do mundo. Depois levou um por pura comiseração e solidariedade aos nordestinos. Depois achou que já era o suficiente e fez três defesas espetaculares em uma única jogada.
Gabriel: Grande jogador. Melhor lateral direito em atividade no Brasil. Na defesa e no ataque.
Paulão: Nunca antes na história deste país um negão de 2 metros foi tão fôfo. :)
Rafa Marques: Não deixa ter saudade de Mário Fernandes.
Fábio Santos: Com tranquilidade para jogar mostra que é útil.
Rochemback: Liderança, categoria e muita visão de jogo.
Adilson: Saiu machucado? Se entrega muito ao jogo.
Douglas: Aos poucos está entendendo o que significa jogar no Grêmio. E está cada vez melhor. Melhor em campo.
Lúcio: Depois de velho descobriu que é meia e dos bons.
André Lima: É centro-avante de carteirinha. Sua renovação deve ser prioridade.
Jonas: Um golaço, assistências, participação intensa. Jonas é o melhor jogador do campeonato.
........

Souza (Adilson): Largou o twitter e voltou bem.
Júnior Viçosa (Gabriel): É promissor. Um achado.
Gilson (Lúcio): Entrou para ganhar bicho integral.
........

Gaúcho não tem rivalidade com os catarinenses. O contrário não é verdadeiro. Sempre que juiz catarina apita jogo do Grêmio levo medo. Desta vez foi o bandeira. Como se viu, ou é gato ou está no esporte errado. Célio Amorim é fraco, mas pelo menos não roubou.
Nando Gross chora o pênalti contra o timinho. Eles estão tão acostumados em agarrar, chutar e empurrar dentro da área sem sofrer nada que não se conformam.