25 de novembro de 2010

Um jogo amistoso?

O jogo Grêmio x Botafogo, que encerra a nossa participação no Brasileiro 2010, vem sendo projetado como um embate decisivo e que promete ser eletrizante. É possível que seja. Mas, o último jogo do ano no Olímpico pode, também, ser uma festa amistosa. Para isso, nada de sobrenatural precisa acontecer.

Vencendo o Guarani, vamos a 60 pontos. Se o Botafogo empatar com o Prudente (o que há de excepcional nisso, para quem perdeu para os reservas do grupo?), avança para 57. Com 13 vitórias, não mais poderá roubar nossa posição de 60 pontos e 16 vitórias. Já os petralhas enfrentam o Ceará, em Fortaleza. Em casa, o time cearense já derrotou São Paulo, Guarani, timinho, Santos, Grêmio, Avaí, Cruzeiro, Vitória e Fluminense. Jogando no Castelão, o Ceará só perdeu para o Vasco, na última rodada do primeiro turno. Então, uma derrota da brisa não será surpresa.
_____

Ocorrendo um empate dos petralhas, ficariamos três pontos à frente e empatados em vitórias (16 a 16). Vencendo o Botafogo, daria nós fácil: enquanto temos saldo de 19 gols positivos, a brisa carrega um déficit de 3 gols.
_____

Mas, para pensar nisso, precisamos vencer o Guarani. Este será um jogo fundamental.