8 de janeiro de 2011

O grande prostituto

Não se ofendam como título do post as improváveis mulheres que têm a profissão de prostituta e sejam, inesperadamente, leitoras deste blog. Não é meu intuito ofendê-las. Não uso o termo aqui na acepção do seu ganha-pão. A minha intenção é alcançar um sentido mais remoto da palavra. Algo que defina aquele que se avilta, que se degrada.

Talvez a expressão mais apropriada fosse biltre. Mas, convenhamos, "O grande biltre" não tem musicalidade para ser título. Porém, não posso deixar de concordar: o significado de biltre é bem mais exato: ordinário, tratante, desprezível ou vil.

O grande prostituto não tem escrúpulos, porque não tem noção do que seja honra ou dignidade. Por sua cabeça não passam considerações de ordem ética ou moral. Dele não se pode dizer que não tenha caráter. Ele por certo tem, mas é um caráter de péssima qualidade.

O grande prostituto cria versões e desculpas para justificar seus atos, porque tem medo de assumir o que quer. Além disso, mente o tempo todo para exercer o seu doentio intento de acumulação.

Por tudo isso, o grande prostituto não merece confiança. Qualquer coisa que ele disser que possa parecer digno deve ser desacreditado.

O grande prostituto nunca enganou os blogueiros com suas histórias e, agora, o grande prostituto está completamente nu.