17 de abril de 2011

Em Erechim, vitória nos pênaltis

Atualizado às 23 h com lances do jogo.
_____

Grêmio 1 (4) x 1 (2) Ypiranga

O jogo iniciou com o Grêmio criando através de Leandro e de Gabriel. Aquele levando preocupação à defesa do Ypiranga, este criando contra nós, com erros de passes e de marcação. Enquanto isso, o Ypiranga jogava no sistema de carrossel bageense, rodiziando quem batia em Leandro, impedindo através de seguidas faltas que o jovem craque pudesse jogar.

Quem sabe em homenagem à estréia do avatar do Julinho Camargo, aos 24 minutos, Douglas fez um golaço, num chute que só não acertou o ângulo da goleira adversária, porque o ângulo se mandou quando viu a bola vindo.

A partir do gol, o time diminuiu o ímpeto, Victor fez intervenções de chutes de longa distância e Adilson, que vinha bem (novidade?), saiu lesionado.

O time voltou para o segundo tempo com a mesma falta de apetite. Menos Leandro, que continuava a ser motivo de preocupação para os amarelos e para os róseos. Numa investida, foi derrubado na área. Pênalti claro que Vuaden não marcou. A julgar pela afirmação do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, ele e o juiz têm um manômetro no olho, pois, à distância, calcularam que "o braço do zagueiro estava no ombro do Leandro, mas não houve força suficiente para derrubar o jogador".

Favorecido pelo lance, o Ypiranga passou a forçar, principalmente pelo lado direito da nossa defesa, onde Gabriel trotava, sem marcar ninguém. Trotando, viu um jogador do Ypiranga pegar a bola em seu setor e chutar para fazer o gol do empate.

Com o gol, Renato decidiu mudar o time, de forma surpreendente. Leandro e Douglas (convalescendo) deram lugar a Carlos Alberto e Lins. Algumas boas chances foram criadas, sem o êxito final. No último minuto, um lance duvidoso sobre Lúcio. Não houve repetição, para esclarecer se houve pênalti.
_____

A decisão por pênaltis

Borges = Gol (1 x 0)
Cleiton = Fez (1 x 1)
Lúcio: Defesa (1 x 1)
Saulo = Trave (1 x 1)
Rochemback = Gol (2 x 1)
Fred = Fez (2 x 2)
Carlos Alberto = Gol (3 x 2)
Branco = Victor (3 x 2)
Gabriel = Gol (4 x 2)
_____

Como jogaram

Victor: Boas defesas. Falha no gol. Defesaça no pênalti.
Gabriel: Mal. Muito mal. Enquanto não colocar a cabeça no lugar, precisamos de outra solução na lateral. Não marca e não apóia.
Rafael Marques: Sofre por si e pelas subidas sem retorno dos laterais.
Rodolfo: Um pouco melhor do que o companheiro de zaga, mas segue devendo o futebol que jogava no Fluminense.
Neuton: Parece ser a melhor opção para a lateral esquerda. Falta orientação para voltar quando o adversário retoma a bola.
Fábio Rochemback: Burocrático.
Adilson: Jogava bem, até sair machucado.
Douglas: Um golaço e boas articulações. Saiu por cansaço.
Lúcio: Boa atuação.
Leandro: O melhor do jogo. Saiu por que?
Borges: Tocou uma vez na bola no primeiro tempo, para errar um gol quase embaixo da trave. No segundo, apenas um cabeceio na trave. Péssima fase.
.....
Fernando (Adilson): Marcou bem.
Carlos Alberto (Douglas): Muito esforço, sem sucesso.
Lins (Leandro): Médio.
.....
Renato: Aguarda-se justificativa para a saída de Leandro.
-----
Arbitragem - Leandro Vuaden, Paulo Ricardo Conceição e João Lúcio Júnior: Ia bem, até sonegar um pênalti claro em Leandro.
_____

Não deixe de ler, abaixo, o post "Uma radiografia do doente", uma comparação entre os plantéis de 2010 e 2011.
_____

Veja no penúltimo post o recado do Gaguinho.
_____

Lances do jogo