26 de abril de 2011

Não tá morto quem peleia

Fonte: Mauro Schaefer

Em jogo pegado, disputado palmo a palmo e com um juiz que deixa o pau comer solto, jogar com nove é muito muito difícil. E foi assim até os 30 minutos quando o 6 do Grêmio armou um contra-ataque para o Universidade Católica e foi o 0 x 1. Três minutos depois, o 9 do Grêmio, imbecilmente, irresponsavelmente, deu uma cotovelada num zagueiro enquanto a bola rolava a 50 metros de distância. O juiz e bandeira, que não viam 10 % das faltas viram. E, com justiça, colocaram para a rua o meliante.
Assim, um jogo que começou bem, tirando os dois pesos mortos, foi ficando difícil, difícil, muito difícil. E a tarefa para o segundo-tempo se tornou quase impossível. Mesmo para um Imortal.

O segundo-tempo começou com Lins em campo, mas continuou com uma forte marcação do time chileno. Os jogadores em campo eram guerreiros, valentes, mas o 0 x 1 contra e um jogador a menos pesava e muito. E continuou pesando até que Douglas fez um golaço-aço-aço da intermediária. A deficiência técnica era compensada com esforço, garra, luta. E o juiz deixava o pau comer. Aos 30 minutos, a avenida da lateral esquerda estava aberta, Rafa Marques saltou 5 mm e por trás um chileno fez o segundo.

Um time se faz de opções. Alguns grandes jogadores, alguns medianos e até alguns deficientes. Um time não se faz de falta de opções. Se machuca um centro-avante rompedor, não se pode jogar com um nanico. Ainda mais se este nanico é babaca.  Se machucam dois laterais, não se pode ter um Gilson para jogar. Um guri de 17 anos, por melhor que possa vir a ser, não pode se transformar em salvador. Rafael Marques é um bom reserva para emergências. Não pode ser titular de um time que quer ser campeão da América.
Carlos Alberto e Escudero poderiam, em jogadas individuais, buscar um empate. Mas não entrando aos 40 minutos do segundo-tempo.
Odone, que gastou tempo com o Dentuço Pilantra e perdeu tempo com Jonas, deverá vir a público fazer o que mais gosta: cornetear o time e o treinador. Mas seria bom alguém falar para ele que a culpa é dele e desta diretoria inoperante.

Estou jogando a toalha? Estaria, não fosse o Grêmio Imortal. Mas só a imortalidade pode dar esperanças.
____

Como jogaram

Marcelo Grohe: Nada pode fazer nos gols. Salvou um gol feito no final.
Gabriel: Lutou.
Rafael Marques: No mano a mano aparece mais ainda suas deficiências. Não pulou no segundo gol.
Neuton: Bem.
6: Sem comentários.
Rochemback: Não conseguiu segurar
Adilson: Lutador.
William Magrão: Lutou mas foi muito discreto.
Douglas: Um golaço. Lutador.
Leandro: Sentiu o jogo. Lutador.
9: Sem comentários. Já merece ser largado na rodoviária.
.....

Lins (William Magrão): Entrou atrapalhado.
Carlos Alberto e Escudero: Entraram para perder o bicho.

Renato: Só mudou o time quando era tarde demais.
----
Juiz: Deixou o pau comer solto por parte do time chileno. Muito fraco.
_____

Lances do jogo