29 de abril de 2011

Meu taco é mais grosso e mais duro

Yes, we can.
O Grêmio foi o campeão do primeiro turno. O Grêmio pode ser campeão domingo. Aliás, é o único time que pode ser campeão domingo. Apesar disto, o pessimismo atinge 10 entre 10 torcedores do Imortal. Razões até não faltam. Assim como não faltam razões para otimismo.
Está bem, concedo. A LA11 é praticamente uma miragem. Mais do que a derrota de 2 x 1 no Olímpico, a falta absoluta de opções no ataque tornam quase impossível que se sonhe que o time possa fazer dois gols no Chile. A falta de mecânica de jogo especialmente na parte defensiva reforçam este sentimento.
No entanto, domingo temos uma tarefa bem mais fácil. Ganhar dos morangos é quase uma certeza. Afinal, jogador por jogador não vejo vantagem para eles. Ao contrário. Boilivar e Rodrigo Coca-cola são refugos, eu falei refugos, do Grêmio. Ou vocês esqueceram disto? O meio campo deles tem uma égua argentina mas bem dizer naturalizada paraguaia, dois anões de fala fina e um "extra - ordinário". O ataque tem um ex-jogador e um jerivá que bem marcado não faz nada.
Por que ganhar, então, é quase uma certeza e não uma certeza absoluta? Porque depende, fundamentalmente do ânimo do time. Como entrarão em campo? Até que ponto a última derrota, a dispensa do Carlos Alberto, as bobagens ditas pela direção vão interferir na auto-confiança e no amor próprio dos jogadores? Quanto Renato vai conseguir mobilizar? Como transformar as chacotas dos isentos baratos e ordinários em garra e denodo e não em ira nervosa que acabe em expulsão?
Se o time entrar com garra, atenção, jogar com o relógio a favor e não der bola para a marketagem barata que torna o timinho infinitamente maior do que a pequenez que é, eu não tenho dúvidas. Vamos festejar o Gauchão e criar condições para uma virada histórica no Chile.
Mas depende, fundamentalmente, da cabeça e da confiança dos jogadores. Eles podem ganhar. Estarão com gana e preparados psicologicamente para isto? Eu espero e confio que sim.