19 de junho de 2011

O umbigo e quase tudo mais

Se bem procurado, se poderá achar mais de 100 blogs que escrevem sobre o Grêmio. Só na rede Blogremio há uns 30. Se forem lidos, se verá que há blogs para todos os gostos. Alguns reproduzem notícias da imprensa, outros comentam os treinos, outros descrevem os jogos jogada por jogada, tem um que pergunta se o leitor já se associou, etc. Cada um tem, portanto, seu estilo e atende a determinado segmento da torcida.
Nós optamos por fazer análise mais geral do clube, tirar onda em cima dos morangos, alertar ao leitor sobre as "mal feituras" da imprensa contra o Imortal e, de quebra, postar sobre os jogos logo ao final destes e, claro, furar a imprensa sempre que possível.
Fruto, talvez, desta linha, os leitores do blog aumentaram e muito. Aumentaram a ponto de que seria viável hoje permitir publicidade (o que daria pelo menos um bom vinho semanal) e de que fôssemos forçados a ativar a moderação. Cerca de 30 % dos comentários são de morangos recalcados e de gremistas que fazem acusações sem provas e dizem impropérios. Os blogueiros, todos sabem, por lei são responsáveis até pelo que é dito nos comentários. Como regra liberamos todos que não possam causar problemas, não importando se concordamos ou não com o que é dito. Mesmo os que nos ofendem são muitas vezes postados.
Eu e o Arigatô trabalhamos e muito. Temos família e uma série de compromissos. Mesmo assim cuidamos de manter o blog sempre atualizado. Tem jornalista pago para blogar que não atualiza com a mesma frequência. Ter que ler todos os comentários e decidir se liberamos ou não consome tempo e cansa também.
Por estas e outras é que chateia ler comentários não sobre o conteúdo dos posts mas reclamando da linha que seguimos. Muitas sugestões são bem vindas e aceitas. Até já incentivamos leitores a mandar textos para publicarmos. Mas ler dia sim outro também que é para parar de escrever sobre isto, escrever mais sobre aquilo, que estão chateados com o blog e blá blá blá, cansa. Cansa mesmo.
Foi por isto que respondi ao Alexandre no post abaixo para procurar outros blogs mais afeitos às expectativas dele. Não tive intenção de agredí-lo. Apenas fiz uma sugestão honesta. Que ele e outros me desculpem se sentiram-se ofendidos. Mas a vida segue.
Hoje, com chuva ou sem chuva todos ao Olímpico. Estes 3 pontos podem nos posicionar muito bem para o restante do campeonato. Especialmente do ponto de vista psicológico do grupo.
E para compensar aos incomodados, um presente dominical:

Para atender a todos os leitores, ou quase todos