24 de agosto de 2011

Domingo, no Olímpico, diga "Presente!"



Enquanto o time não consegue fazer campanha, torcedores inventam as suas. Vivemos a "Era das Campanhas Gremistas" pela Internet. É campanha para Fulano fazer isso, campanha para Beltrano deixar de fazer aquilo... Daqui há pouco, teremos uma campanha para repudiar a temperatura do trinco da terceira gaveta do lado direito da escrivaninha do auxiliar do técnico dos juvenis. Eu não duvido.

Uma que me chamou a atenção é a que conclama a torcida para ir ao Olímpico no domingo, mas... não entrar no estádio. Isso mesmo, a torcida vai lá e fica do lado de fora, talvez bebendo cerveja, talvez de costas para o estádio, talvez ambas as coisas.

Domingo, eu não só vou ao Olímpico, como vou entrar no estádio e, não bastasse isso, vou incentivar o time. Ou seja, quando o time entrar em campo, eu vou dizer: "Presente!"
_____

Sou impelido a pensar no que passa nas cabeças que bolam esse tipo de "protesto". Sendo extremamente bem sucedidos, entregarão o time à sua própria capacidade, a qual tem deixado a desejar. Com o estádio vazio, é possivel até que consigamos perder para o grupo, que vagueia pelo meio da tabela. Assim, mais motivos terão os protestantes para, no próximo jogo em casa, contra um adversário mais qualificado, novamente não entrar no estádio. Ou, suprema incoerência, entrarão com o time batendo às portas do Z4? Quer dizer, o máximo que conseguirão é provar que são dispensáveis, se o Grêmio vencer o jogo de domingo, enquanto eles "protestam" do lado de fora.
_____

Eu vou, por várias razões. as principais são que não me furtarei a dar apoio ao time neste momento difícil e que é um jogo contra um time mediano, perfeitamente ganhável.

Então, convido: gremista, vai ao Olímpico e entra. A casa é tua, o time é teu. É a tua hora. Aliás, sempre é hora de gremistas pegarem junto com o time em campo.

Porém, se você realmente decidir ficar do lado de fora, aceite um conselho: não esqueça do radinho de pilhas e das pilhas extras. Ficar no frio, ouvindo o rumor que vem de dentro do estádio, sem saber o que está acontecendo lá dentro, vai ser duro. Pior vai ser, quando o time fizer um gol e vocês, lá no pátio, ficarem se olhando com a cara de "o que qui nós tamo fazendo aqui fora?"