24 de setembro de 2011

Travessia



Tendo o ano terminado sem começar, o que resta fazer? O Grêmio tem 14 partidas para fazer 16 pontos. Vamos combinar que o América Mineiro vai fazer isto. Então, vamos cumprir tabela. Serão 14 longos jogos. Longos e arrastados jogos. Por baixo, 2 milhões de prejuízos em ingressos e menos 20 mil sócios que poderiam ser adicionados. E certamente alguns milhares de inadimplentes.
Olhando para trás, desde 2006 o Grêmio não saia da disputa tão cedo. Pior que isto, o Grêmio nunca entrou na disputa de nada este ano.

O que fazer num caso destes? Se eu fosse dirigente faria o seguinte:

Como o Juarez não ficará (vejam como eu não perco o otimismo jamais), eu faria contato agora com o técnico do próximo ano. Felipão está dando sopa. Os atritos com imprensa, diretoria e alguns jogadores estão a indicar que ele se divorciará do Palmeiras antes do fim do contrato. Mas sendo Felipão ou outro, acertaria com o treinador. O melhor seria se viesse agora. Se não der, fazer o Juarez trabalhar sob o "comando" deste novo treinador. Ele diria qual o esquema que quer usar e estes 14 jogos seriam um grande laboratório. Testaria esquemas e jogadores. Definiria quem fica e quem viaja para todo o sempre. E sairia a buscar no mercado os jogadores indicados pelo treinador.
Esta seria, a meu ver, a única forma de se aguentar estes malditos 14 jogos e 3 meses sem importância. Sair na frente dos outros no ano da inauguração da Arena daria um alento e poderia diminuir os prejuízos.
Pode parecer meio utópico e inviável, mas para uma diretoria que já fez tantas coisas inviáveis, fazer mais uma, desta vez boa, não seria surpresa. Ou seria?
Uma última dúvida: sendo Felipão homem de estreitas ligações com Koff e Cacalo, teria Odone restrições em contratá-lo?
_____

Grêmio e Avaí é o primeiro dos longos e arrastados jogos. Eu mesmo, só vou porque havia pedido para comprarem ingressos antes da quarta-feira. Espero que ganhe, embora a vitória pouco ou nada vai significar.
_____

Enquanto isto, isentos e baratos não baixam a guarda, mesmo o Grêmio estando fora da batalha. Alguns exemplos dos serviços que estão sendo prestados nos últimos dias:
  1. até a pouco era um pereba. Foi Impedidão se machucar e veio a frase fantástica: "uma coisa é o Jô reserva do Impedidão, outra é ele de titular. São dois jogos e dois gols".
  2. Oscarito não está jogando mal, está apenas cansado.
  3. Não há plano B para a copa. Ou será no remendão ou não haverá copa em Porto Alegre.
  4. Mesmo machucado continua a subir o valor do passe do Impedidão.
  5. Julio Cesar e direção (do Grêmio) em caminhos opostos
Ah sim, para eles o timinho continua com chance de título e uma vaga para a Libertadores é quase uma certeza. Veremos por quantas rodadas vão ainda insistir que dá.