12 de outubro de 2011

Grande notícia: "ele" não quis renovar 2 semanas atrás

Grêmio 1 x 3 Figueirense

Primeiro tempo

Sem ataque, o Grêmio do Juarez se caracterizava por não errar passes. Neste primeiro tempo contra o Figueirense, o Grêmio do Juarez continuou sem ataque mas também errou muitos passes. Se acertando os passes faltava profundidade, errando 70 % ou mais a coisa ficou mais feia ainda. Até os 30 minutos o time teve duas chances: uma do André Lima e outra do Marquinhos de fora da área. Aí Aloisio fez 1 pro time de Santa Catarina e Victor fez mais um fiasco. Do nada, o Figueirense abriu 2 gols de vantagens. No primeiro gol a falha foi do Edcarlos. Com esta zaga e um goleiro cada vez mais mão de alface, não se chega a lugar nenhum.
Com 0 x 2 o time, que controlava o jogo mas não criava quase nada, se descontrolou e, por pouco, não levou o terceiro. Marquinhos ainda acertou o travessão e fez o goleiro adversário fazer mais uma boa defesa. Depois Edcarlos errou outro gol feito. Não teve nada de bom o primeiro tempo. Mas de ruim dá para contar: o meio-campo e o ataque. De péssimo, horroroso, a zaga e Victor.

Segundo tempo

Juarez deve ter jogado a moeda para cima no intervalo e decidiu pela saída de Rafael Marques. Com isto, sobrou Edcarlos para continuar sendo ridículo em campo. Aproveitou e tirou Escudero para colocar Miralles. Assim, pela primeira vez em muito tempo o Grêmio tinha 2 atacantes em campo. Se é que André Lima hoje em dia pode ser considerado atacante.
Quem esperava uma reação desordenada mas forte, baseada na camisa do Imortal, viu o início do segundo tempo com uma reação desordenada mas burocrática. Os funcionários esperavam chegar o fim do expediente para voltar para casa. Ou quem sabe, encerrar o feriado com um show de pagode.
Até os 20 minutos a única coisa de bom do jogo para o Grêmio foi o terceiro cartão amarelo recebido pelo Edcarlos. Não que isto tenha alguma importância para o campeonato que, segundo Juarez, estamos agora numa zona de conforto.
Aos 21 minutos Douglas deu o chute mais ridículo do campeonato. E aos 22 minutos Juarez desmanchou o meio de campo tirando Marquinhos, que bem o mal era o único que corria para colocar, vejam só, Clementino.
Aos 24 minutos Edcarlos saiu mostrando as veias. Errava tanto atrás que acabou acertando na frente.
Talvez o gol inesperado, talvez o velho 4-3-3, talvez o berro da torcida, talvez o fato do Figueirense ter se dado conta que é um time do segundo escalão, ou mais provavelmente tudo junto, fizeram o jogo incendiar. E o time começou a correr.
Mas aos 30 minutos um jogador do Figueirense fez fila e acabou com o jogo para total incredulidade até do seu treinador Jorginho. Aí, se viu que o Grêmio é um clube do primeiro escalão mas com um técnico, alguns jogadores e uma direção de terceiro escalão.
Depois disto, o Figueirense não fez 4, ou 5 ou 6 porque seus jogadores são apenas medianos, que chance viva na cara do gol eles tiveram, pelo menos umas 3.

Sobra o que? Ganhar duas em 9 para chegar aos 45 pontos e esquecer este ano infame. Agora sim, não tendo mais nada a ganhar ou a perder, começar uma limpa de verdade.
_____

Como jogaram:

Victor: Em respeito pelo seu passado não comento mais este jogador. 
Mário Fernandes: Depois de uma grande partida contra o Santos parece que resolveu tirar férias.
Edcarlos: Mais um enganador que se deixa envolver por qualquer pereba.
Rafael Marques: Não comento mais este jogador.
Julio Cesar: Não repete as atuações de quando chegou.
Fábio Rochemback: Um burocrata. Recebe, carimba, repassa para o assistente mais próximo e aproveita o tempo para uma soneca até a próxima carimbada.
Fernando: Muito apagado.
Marquinhos: O único que tentou alguma coisa no primeiro tempo.
Douglas: Voltou a ser o enfeitado improdutivo.
Escudero: Correu para todo o lado mas errou todas as jogadas.
André Lima: Nada a declarar.
.....

Gilberto Silva (Rafael Marques): Escolhe o lugar para ser titular neste time.
Miralles (Escudero): Se esforça para dar razão aos que não o põem para jogar.
Clementino (Marquinhos): Não tem nenhuma culpa de estar no Grêmio.

Juarez: Ainda bem que não quis renovar o contrato conforme era interesse do Odone e do Pelaipe.

_____
 
Rodrigo Braghetto (Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani trio paulista): Atrapalhado mas não teve culpa do vexame.