10 de janeiro de 2012

Asneira não paga imposto e a peruca do Zini

O título do post remete a tempos no longínquo passado em que se usava o ditado como explicação ao fato de tanta gente dizer asneira. Se não paga imposto, então por que não dizer?
Nestes tempos de bola parada, os jornaleiros esmeram-se em poupar o pagamento de impostos. Basta ler as manchetes e as colunas nos jornais.

Tem um colunista de um jornaleco que resolveu usar o caso Sorondo como cavalo de batalha. Teria consultado juristas, médicos, sindicalistas, babalorixás e o Bla-bla-lho (que este é sempre consultado) sobre a validade da cláusula rescisória. Que bom ter alguém na imprensa tão preocupado com a informação, não? E com a situação trabalhista do atleta. Se o jogador e o Grêmio não estão preocupados com isto, nada mais justo e necessário que alguém esteja.

Tem o caso Boilivar. Até os cupins da perna do Impedidão sabem que o timinho liberaria o jogador gratuitamente para o primeiro incauto que aparecesse. Quase achou o Flamengo, bôbo crônico. Quando este deu para trás, os jornaleiros saíram a repercutir a alegria, sim, a alegria da direção do cheira-rio com a permanência do "grande jogador e capitão." Se ficaram tão felizes, porque lutaram tanto para se livrar do rapaz?

Hoje a novidade é a "comparação" entre os ataques da dupla. Kleber e Moreno de um lado. Daoaberto e Impedidão do outro. Adivinhem quem leva vantagem? Não tentem achar os critérios que levaram à brilhante conclusão.

Asneiras são ditas ou porque o sujeito é um asno, ou por que o elemento é pago para dizê-las. Neste caso, aposta na ignorância de quem está ouvindo. Nos dois casos, só há uma coisa tão ou mais constrangedora na praça nos dias de hoje: a foto do Zini Pires com peruca no ClicRBS. Tão constrangedora que foi rapidamente tirada.
_____

Estão sendo feitas comparações entre as contratações do Réver, do Teco e do Evaldo com a deste Naldo. Penso não haver como comparar. Os primeiros vinham de times pequenos e explodiram no Imortal. O último vem do Cruzeiro onde não teve boa passagem. Espero que me queime a língua. Mas espero mais ainda que o Pelaipe não volte para os tempos do bastantão. Trazer jogador barato às pencas nunca deu certo.