31 de janeiro de 2012

No hay gobierno!


O sítio onde se ergue a espetacular Arena do Grêmio é um canteiro de obras. Homens e máquinas trabalham dia e noite, construindo centímetro a centímetro aquele que será um dos mais modernos estádios de futebol do mundo.

Parece estranho dizer isso, mas infelizmente a Arena tem um entorno. A infelicidade não está na existência do entorno em si, mas no fato de que este precisa ser desenvolvido e há, em igual medida, incompetência e má vontade dos governos para desenvolvê-lo. Algumas esferas do poder público agem como se nada estivesse acontecendo no Humaitá. O enorme complexo que lá está nascendo é incapaz de tirar os burocratas do imobilismo. Alguns se fazem imóveis por razões do coração, outros por pura inabilidade.

O momento de intervir no bairro é agora, quando o estádio está sendo construído. Depois de pronto, a realização de obras, bloqueando acessos e vias, será um gerador de transtornos. Mas o senhor prefeito, o senhor governador e o comando federal emaranham-se nos seus motivos nada nobres e incapacidades e nada é feito.

Estima-se em R$ 80 milhões os recursos necessários para realizar as melhorias viárias e urbanísticas no bairro Humaitá. Em julho de 2011, o governador, do alto da sua autoridade, prometeu apoio para a obtenção dos recursos. Nada aconteceu de relevante. De lá até hoje, apenas 10% do montante foi liberado e, de concreto, asfalto ou paralelepípedos, nada foi feito. É um apoiador fraco o senhor Tarso Genro. Não teria lugar em um time que almeja títulos. Na verdade, parece mais um volante de contenção.

Os dias passam, a Arena sobe e o conceito dos políticos gaúchos com boa parcela da população gaúcha só faz mover-se na direção contrária, para baixo. Incapazes ou pontualmente desinteressados, eles estão pavimentando o futuro das suas carreiras políticas. Pelo que se vê com cobertura de muito má qualidade. Se o povo tem má e curta memória, cuidaremos de fazer o possível para melhorá-la e refrescá-la nos momentos oportunos, lembrando quem foi quem nesse processo. Isso não é promessa de campanha.