30 de janeiro de 2012

Reflexões sobre o pouco



O time está jogando muito pouco. É início de temporada? Certo. Mas é preciso dizer que, se o preparo físico dá para 6, 10, 15, 20 ou 30 minutos, neste tempo o time deveria apresentar mais. Não está acontecendo. O período é de testes? OK. Mas mesmo testes precisam estar dentro de um planejamento lógico. O time treinou no 4-4-2 durante toda a pré-temporada. Subitamente, o 3-5-2 caiu de paraquedas num jogo contra a Ulbra e assumiu a posição de esquema preferido. Indício de algo que é melhor nem falar.
_____

André Lima

Ouço que André Lima não fez pré-temporada e por isso precisará fazer agora uma mini. Não que eu ache ser ele solução para alguma coisa. Marcelo Moreno e Kleber são titulares com um pé nas costas. Mas o que estiveram ele e outros jogadores fazendo até agora no Olímpico? Correndo ao redor do gramado suplementar? Não deveriam ter feito a mesma preparação dos demais atletas? Confesso que não entendi. Não é pouco caso com patrimônio do clube?
_____

Também não entendi

O presidente Odone e o Caio Jr. reclamando da maratona de jogos. Se acham que o calendário é inadequado, deveriam fazer valer a força do clube na FGF. Se a programação de jogos é prejudicial, cabe pedir à Federação que altere o caça-níqueis, iniciando mais tarde. Todo ano é a mesma reclamação. Ou então, que se coloque logo um time de juniores para disputar os jogos do Gauchão, até entender que os profissionais estão no ponto ideal. Porque, do jeito que está, desgasta-se a imagem do clube e dos jogadores. De prático, faz-se muito pouco para dar um fim neste nhém-nhém-nhém. Ou talvez seja uma desculpa conveniente, por isso deve estar à mão para uma eventualidade.
_____

Ainda Giuliano

Ouvi hoje de um jornalista que ainda há esperança de contratar Giuliano. Não sei se procede. Digo apenas que há uma superavaliação deste jogador. Na minha avaliação, ele não é sequer melhor do que Escudero, que custaria pouco, comparado com o que nos dispusemos a pagar pelo outro.
_____

Cadê o zagueiro?

Já passa da hora de contratar um zagueiro. Se não puder ser um xerifão cobra criada, pode ser um pouco menos do que isso. Rafael Tolói é um nome que me serve. Este tem tudo para chegar longe no futebol.
_____

E o Douglas?

Um amigo matou a charada. Onde Douglas jogou mesmo? Criciúma (2002-2006), Rizespor, da Turquia (12 jogos, em 2006), São Caetano (2007-2008), Corínthians (2008 e um pedaço de 2009), Al Wasl, dos Emirados (2009) e desembarcou no Grêmio em 2010. O detalhe talvez esquecido por quase todos: brilhou no Corínthians, na segunda divisão. Na real, tem coisas a provar, mas tem pouco tempo de carreira para fazê-lo.
_____

De resto

A expectativa é enorme. Não me sinto nem um pouco animado a cogitar o que não deve sequer passar pela cabeça de alguém.