2 de fevereiro de 2012

Esquálido mas longe de anoréxico

Grêmio 1 x 0 São Luis

Pré-jogo

A tarde terminou com a notícia de que Douglas está indo embora. Vai para o Corinthians. Para alguns vai tarde. Para outros será uma perda. Um dos poucos casos em que os dois lados estão certos. O Douglas de quase sempre é uma mala sem alça. O Douglas do Renato Portaluppi foi um grande jogador.
Mas não se vive de passado, especialmente no futebol.
Eu penso que pode abrir espaço para o Marquinhos. Marquinhos sempre se deu melhor quando foi o centro do time. Aposto que vai subir de produção. Talvez não hoje quando jogará mais recuado. Veremos.
Outra curiosidade era a estréia do Naldo e a volta do Leandro numa função mais recuada do que costumava entrar. E claro, a esperança de que Kleber e Moreno voltem a "desencantar". O novo sentido de desencantar, para quem ainda não sabe, é fazer gol em cada jogo. Isto se o jogador atuar no Imortal.
Antes do jogo também torcedor mandou o Pedro Ernesto colocar o Wianey só comentar jogo do timinho. Muito bom e certo. Pena que não vai ser atendido.

O jogo do primeiro tempo

O início foi morno, com algumas coisas boas e outras ruins. As boas foram Fernando, Marquinhos, Kleber e de certa forma Leandro. O primeiro mais centrado defendia bem o meio. Marquinhos mostrou que pode cadenciar o time. Kleber é um lutador e Leandro esforçado mas um tanto displicente. De ruim Grolli, verde ainda, Marco Antonio, dispersivo e quase invisível e Marcelo Moreno, visivelmente fora de forma.
Aos 27 minutos surpreendentemente o juiz deu um pênalti para o Grêmio. E mais surpreendente ainda porque não foi. Kleber, visivelmente constrangido atrasou para o goleiro. O Imortal é assim. Não gosta de ajuda de juiz.
Aos 32, sem nenhuma surpresa, o sujeito com nome francês não deu um pênalti escandaloso para o Grêmio. Tão escandaloso que até Batista viu. Mais um. Normal.
Aos 40 minutos, Leandro e Julio Cesar fizeram uma grande combinação e Marco Antonio livre chutou num zagueiro.
Aos 42 Moreno deu um passe espetacular e deixou Kleber pifado. 1 x 0 mais do que merecido.
Não foi bom o primeiro tempo. Mas não foi mau também. Isto se for considerado o fato de ser o terceiro jogo

O jogo do segundo tempo

Chovia em Porto Alegre e já era noite em Chapecó quando começou o segundo tempo.
Aos 12 minutos do segundo tempo o Grêmio já havia perdido 2 gols mas foi só então que surgiu o brilho pela segunda vez. Jogada iniciada por Mario Fernandes, continuada por Moreno que invadiu a área e cruzou para Kleber que entrava no segundo pau. Tudo consciente e lindo menos a finalização que foi para fora.
Se o ritmo no primeiro tempo era de bolero, passou a ser de marcha-fúnebre no segundo. Com a chuva e um mês de treinamento se podia esperar mais preparo, embora Paixão tenha prometido o time nos cascos só a partir do sexto jogo.
Aos 24 minutos mais uma grande jogada que começou com Kleber, passou por Moreno e chegou em Leandro. Mas ele perdeu o gol. Com direito a corneta do Paulo Brito de que o ano passado ele teria caído.
Dos 27 aos 30 minutos o Grêmio perdeu 3 gols. Se o São Luis fosse mais forte poderia deixar a torcida apreensiva. Aos 31 minutos a torcida ficou apreensiva. Quase gol do São Luis. Aos 37 Victor fez bela defesa.

Muito tem ainda para ser feito. Espera-se que o Pelaipe e o Caio Jr. saibam o que, especialmente o segundo. Não concordo com cobranças prematuras mas também não dá para ver o tempo passar sem progresso. Sabe-se agora que Douglas saiu porque estava indo embora e não por convicção. Marquinhos é o que deve substituí-lo enquanto e se não vier outro.
Kleber, surpreendentemente tem o comportamento de um gentlemen mesmo levando botinada a torto e a direito. Se continuar assim será muito bom.

O time para o GRE-nada deve ter Gilberto Silva no lugar de Marquinhos e este no de Marco Antônio. E manda vir o queeeeeeeeee grupo.
Mais importante do que o jogo de domingo é a necessidade de um zagueiro experiente, um novo volante e um armador de categoria. Que não precisa e não gostaria que fosse o Giuliano.
_____

Como jogaram

Victor: Não foi exigido no primeiro tempo. No segundo garantiu o resultado em 1 ou 2 lances.
Mario Fernandes: Discreto. Melhorou no ataque no segundo tempo.
Naldo: Não foi exigido. Não deu para ver nada.
Douglas Grolli: Pouco exigido mas parece um tanto atrapalhado.
Julio Cesar: Boas jogadas na frente. Pouco trabalho atrás.
Fernando: Quando fica mais fixo rende mais.
Marquinhos: Como segundo volante só cercou. Como apoiador foi um dos melhores. Merece lugar no time. Mas mais a frente.
Marco Antonio: Não é aquele que jogava na Portuguesa. Ainda acanhado.
Leandro: Alguns lances muito bons e outros fracos. Normal para um menino desta idade.
Kleber: Um belíssimo gol. Luta o tempo todo. Pelo conjunto da obra, o melhor em campo.
Marcelo Moreno: Três assistências de craque. Algumas finalizações. em forma será um dos melhores do time.
.....

Yuri (Leandro): Sem tempo.
Felipe Guedes (Marquinhos): Pouco tempo.
Felipe Nunes (Marcelo Moreno): Com tempo apenas para um chute tosco mas destemido.

Caio Jr.: Respira mais aliviado mas nâo menos preocupado.
_____

Jean Pierre Gonçalves de Lima: Deu um pênalti que não foi. Anormal. Para compensar, não deu um escandaloso. Normal.