9 de março de 2012

Bertoglio, Souza e Werley

O Grêmio apresenta sólidos defeitos defensivos. Embora tenha quase sempre uma conotação positiva no contexto esportivo, a palavra "sólidos" aqui é proposital, para assinalar que as sérias dificuldades em armar a peça defensiva parecem ter cristalizado com o passar do tempo, tornando-se um grande problema.

Ele não é de hoje e nem desta temporada. Faz já algum tempo que não conseguimos montar uma defesa capaz de tranquilizar a maior torcida do RS. Quem mais sofre com isso são os torcedores e Victor. Não necessariamente nesta ordem.

Lembremos que o último zagueiro que empolgou a torcida de alguma forma foi Paulão, apenas porque espanava tudo que se movesse perto dele, da bola a atacantes adversários. Se bobeassem, até os próprios companheiros de equipe.

Por que um problema recorrente num setor crucial do time perenizou-se e atravessa temporada após temporada?
_____

Volta e fica

Souza deve voltar ao time e Bertoglio ganhar vaga de titular. O primeiro, porque era titular até machucar-se. O segundo, porque cavou um lugar, mostrando voluntarismo numa imensidão de burocrática apatia. Souza dá mais consistência ao meio de campo e qualifica o apoio. Bertoglio contamina o setor com velocidade e ambição ofensiva. Fica porque sua presença melhora o time.
_____

O novo ator

Quando Naldo foi anunciado, afirmei que era um zagueiro do mesmo nível do Rafael Marques. Recebi respostas do tipo: "Deixa o cara trabalhar". Os desavisados que cornetearam a minha observação não sabiam que o problema se mostra mais grave justamente quando ele está trabalhando. Agora, deve estrear Werley. Não nutro esperança maior. No Atlético, marcou época por protagonizar trapalhadas antológicas. Assim, resta torcer para que a mudança de ares opere uma metamorfose no jogador. Que Werley se transforme num zagueiraço. Quem aposta?
_____

Há solução?

Dizem que Vilson está indo embora. Dizem que Saimon é baixo para ser zagueiro. Dizem que Gilberto Silva não tem velocidade. Dizem que Douglas Grolli não está pronto. Dizem que tem outro zagueiro contratado, chamado Pablo. Dizem que Werley começará o jogo contra o Novo Hamburgo, como novo titular da zaga. Já o que dizem de Naldo é impublicável.

Algum deles fardaria num time considerado ideal? É isso que temos no momento. A aposta com maior chance de ganhar é que Victor continuará "falhando", quando, na verdade, quem vem falhando são os responsáveis pela montagem dos elencos. Falhas graves, de conhecimento do mercado, de capacitação para o exercício da função. Os atuais nem têm a desculpa de que não há bala na agulha.