23 de março de 2012

Na cerimônia do adeus


O Grêmio prepara a cerimônia do adeus ao Olímpico Monumental. Uma das atividades envolverá jogo em homenagem a ex-atletas do clube. Nomes como Airton Ferreira da Silva, Alcindo e outros que fizeram a história do clube antes do início da era dos grandes triunfos, certamente serão lembrados.

Abaixo, os jogadores que iniciaram jogando nas maiores conquistas do clube, incluindo também o time de Telê Santana. Esta, para mim, a formação que deu a partida para as minhas melhores lembranças no mundo do futebol. Relembrem as formações e escolham quais, na opinião de vocês, devem participar da festa de despedida. Na minha, tirando dois deles, todos os demais deveriam ser.

O time de Telê: Corbo; Eurico, Cassiá, Oberdan e Ladinho; Vitor Hugo, Tadeu e Iúra; Tarciso, André Catimba, e Éder. Técnico: Telê Santana.

Time Campeão do Brasil de 1981: Leão; Paulo Roberto, Newmar, De León e Casemiro; China, Paulo Izidoro, Vilson Tadei; Tarciso, Baltazar e Odair. Técnico: Ênio Andrade.

Time Campeão da Libertadores de 1983: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio e Tarciso. O gol da vitória foi marcado por César, que entrou no segundo tempo. Técnico: Valdir Espinosa.

Time Campeão do Mundo de 1983: Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo e Mário Sérgio; Renato, Tarciso e Paulo César Caju. Técnico: Valdir Espinosa.

Time Campeão da Copa do Brasil de 1989: Mazaropi, Alfinete, Luiz Eduardo, Edinho e Hélcio; Jandir, Lino, Cuca, Assis; Nando, Paulo Egídio. Técnico: Claudio Duarte.

Time Bi-Campeão da Copa do Brasil de 1994: Danrlei; Ayupe, Paulão, Agnaldo e Roger; Pingo, Jamir, Émerson e Carlos Miguel; Fabinho e Nildo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Time Bi-Campeão da Libertadores de 1995: Danrlei; Arce, Adilson, Rivarola, Roger; Dinho, Goiano, Arilson e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Jardel. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Time Bi-Campeão do Brasil de 1996: Danrlei; Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Dinho, Goiano, Émerson e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Zé Alcino. O gol da vitória foi marcado por Aílton, que entrou aos 30 minutos do segundo tempo. Técnico: Luis Felipe Scolari.

Time Tri-Campeão da Copa do Brasil de 1997: Danrlei, Arce, Rivarola, Mauro Galvão e Roger; Otacílio, João Antônio, Émerson e Carlos Miguel; Paulo Nunes e Rodrigo Gral. Técnico: Evaristo de Macedo.

Time Tetra-Campeão da Copa do Brasil de 2001: Danrlei; Marinho, Mauro Galvão, Polga; Anderson Lima, Tinga, Roger, Zinho e Rubens Cardoso; Luiz Mário e Marcelinho Paraíba. Técnico: Tite.