24 de maio de 2012

Enfim um jogo de Copa




Grêmio 2 x 0 Bahia
O palco do jogo

O Olímpico é um velho altivo. Um velho cheio de vida. Um John Wayne aos 70 anos. Forte. Enérgico. Saudável. O Olímpico pode receber mais de 40 mil torcedores com absoluta segurança. Se fosse uma mulher, o Olímpico seria a Irene Ravache. Uma Catherine Deneuve. Idade avançada mas conservando a beleza nos traços já gastos pelos anos e pelo uso. Conservando acima de tudo a dignidade.
O Olímpico não corre risco de ser interditado e nem merece interdição.
Este o estádio para mais uma batalha do Grêmio rumo ao lugar de onde jamais deveria ter saído. O topo. Os títulos. O Olímpico jamais colocará o Imortal nas páginas policiais.

Primeiro tempo: 1 x 0

Finalmente tivemos um jogo de copa. A eletricidade do ambiente e a escassez de twitters evidenciavam isto. E um jogo de copa bem jogado no início. O Grêmio controlando as ações mas cuidando para não sofrer nenhuma surpresa atrás. Miralles tratou de deixar as coisas mais tranquilas aos 12 minutos após mais uma das boas jogadas do Edilson. Edilson que saiu lesionado. Mais um. Saiu e entrou Gabriel. Que logo de cara errou a cobrança de um lateral. Mas depois se recuperou e não fez mais nada errado e algumas coisas boas como um presentaço para o Marcelo Moreno cabecear por cima.
Ninguém jogou mal no Grêmio. Além da reversão de lateral do Gabriel as únicas falhas foram um passe, mais um, errado do Naldo e uma saída, mais uma, esquisita do Victor. Miralles alternou boas e más jogadas. Pará, Fernando e Marcelo Moreno os destaques. Moreno um pouco fominha demais para o meu gosto.
Podia ter sido 2 ou 3 mas não foi.

Segundo tempo: 1 x 0

O segundo tempo começou igual. O Grêmio controlando e o Bahia inoperante. Aos 12 minutos Marcelo Moreno enterrou de vez o Bahia. Após boa jogada de Miralles. Até Gabriel corria. Aos 15 Naldo levou um toco, mais um, e o Bahia quase descontou.
Insuportável no jogo apenas quando focavam o técnico do Bahia. Como sempre, estava mais preocupado em fazer beicinho para as câmeras e possíveis tenistas da platéia do que com o jogo.
Aos 23 minutos Miralles fez uma grande jogada, deu para Moreno livre e correu para receber sozinho na marca do pênalti. Moreno fomeou e chutou para fora.
Leo Gago jogava como muitos dizem que jamais jogaria.
Rondinelly entrou e logo deixou deitado um zagueiro quase marcando com uma bomba de fora da área.
O Bahia tentou bagunçar o jogo e teve dois expulsos. Um terceiro jogador ainda tentou dar um pontapé no juiz no meio do bolo.

Um belo jogo. Um legítimo jogo de copa. Eu já tuitei ontem: este parece ser o ano da redenção dos copeiros. Terá que haver muito esforço e roubo para derrubar o Grêmio e o Boca.

O Grêmio foi o único classificado para as semifinais a enfrentar um time da primeira divisão nas quartas de final. E foi o único a ganhar os dois jogos: de ida e de volta. Claro que para os isentos e corneteiros isto não tem importância nenhuma. Favoritos são o São Paulo, o Palmeiras e até o Coritiba. Enquanto isto o Grêmio tem que cuidar para não cair para a segunda divisão.

Zé Roberto, Fábio Aurélio, Kleber, Werley não são propriamente pequenos desfalques ou razoáveis acréscimos. Entrando darão um corpo a este time que deixaria a Thaila Ayala com ciúmes. Tem ainda como perspectiva para o campeonato nacional a volta do Bertoglio, Julio Cesar e Marquinhos. Estes todos com a colaboração destes meninos que estão sendo contratados certamente formarão um grupo capaz de lutar pelo título e, mais ainda, de causar ódio aos invejosos pagos ou não para exercerem seu ódio.

Provavelmente o Imortal terá uma boa folga agora. I$entos baratos terão muito trabalho nos próximos dias. Será muito duro buscarem argumentos com um mínimo de lógica, mesmo que sem nenhuma credibilidade, para vociferar contra o Ministério Público. Ministério que, finalmente, merece os parabéns por estar fazendo o seu trabalho. Pena que não foi possível furar os trouxas. Mas isto é o menos importante.

_____

Os números do Olímpico

Tinha tanto torcedor que não deu tempo de contar o público e dinheiro a tempo de ser divulgado aqui. De parabéns esta torcida maravilhosa e única.
_____

Como jogaram


Victor: Uma saída esquisita no primeiro tempo. Sem trabalho nenhum.
Edilson: Muito bem até sair lesionado.
Gilberto Silva: Seguro atrás.
Naldo: Dá arrepio na torcida quando está sozinho com a bola dominada.
Pará: Muito bem.
Fernando: Precisa dizer?
Léo Gago: Muito bem. O melhor do time. Espetacular!
Souza: Discreto mas eficiente.
Marco Antônio: Ele não joga mal mas parece estar sempre numa zona morta do campo.
Marcelo Moreno: Está voltando a forma. Um gol de centro-avante. Um dos melhores.
Miralles: Com sequência de jogo pode render muito mais. Deu para ver isto hoje. Bela atuação.
.....
Gabriel (Edilson): O banco lhe fez um bem danado. Se tiver que jogar que repita o esforço de hoje.
Vilson (Souza): entrou bem. Se não se lesionar mais será muito útil.
Rondinelly (Marco Antonio): É um guri abusado. Vai ter sucesso no Grêmio
.....
Luxemburgo: Merece todos os elogios pelo trabalho que está fazendo no Grêmio.
-----
Arbitragem sem nenhum problema.