8 de maio de 2012

Histórias Imortais - [ 8 ]

Vivida por Bruno Garcia

Grêmio na cabeça

O ano era 2001, o mês eu não lembro, mas acredito que era junho. Estávamos disputando a final da Copa do Brasil contra o saudoso freguês e muy amigo dos morangos, o Corínthians. Naquele ano a Copa do Brasil era disputada em domingos, que nem campeonato brasileiro.

Lembro que sofri tanto com o empatezinho suado em 2 a 2 no Olímpico, que fiz a seguinte promessa: se o Grêmio ganhar do Corinthians, eu pinto meu cabelo de azul. Eu tinha duas vizinhas que eram irmãs e estudavam no mesmo colégio, e seguidamente quando nos encontrávamos no elevador de manhã, o pai delas me oferecia uma carona. Nota: eles eram paulistas e corinthianos.

Bom, naquela semana, casualmente não encontrei eles, e aguardando pelo segundo jogo, estava convicto da minha promessa: pintar o cabelo de azul. Com tinta de verdade. Não com papel crepon ou spray, tinta de cabeleireiros.

Chega o domingo. Eu apreensivo com o jogo. Tínhamos um baita time treinado pelo Tite, com Marcelinho Paraíba no auge e o Zinho comandando o meio campo. Contudo, o Corínthians vinha de dois títulos recentes do Brasileiro e já tinha ganho uma Copa do Brasil da gente em 95, então, a tensão era total. Mas não por muito tempo. Ganhamos o jogo com certa facilidade, com gols do Marinho, Zinho e Marcelinho Paraíba. Meu domingo terminou na maior felicidade e com a promessa a ser cumprida: na segunda-feira à tarde, pintaria meus cabelos de azul!

Segunda de manhã, meu dia já começa bem. Ao sair do apartamento dou de cara com os paulistas!! Me segurando para não rir, aceito a carona deles numa boa, sem nem tocar no assunto futebol. A tarde, vou a um cabeleireiro que tinha no shopping na minha cidade e faço uma descoloração com água oxigenada, pois como tenho o cabelo escuro, a tinta azul não iria aparecer. Fiquei que nem aqueles pagodeiros com cabelo tingido de amarelo. Em seguida, peço para colocarem a tinta azul e saio bem faceiro!!

Causei a maior sensação no colégio a semana toda, contudo, nenhum professor desaprovou. Com exceção de uma: na sexta-feira, no último período, eu tinha aula de educação artística (odiava aquela matéria)!! A professora entrou na sala e, ao me ver de cabelos azuis, me mandou para a cordenação, alegando que a escola era católica e não poderia ter os cabelos pintados!!

Bom, resumo da ópera: minha mãe foi chamada para resolver, fiquei com o cabelo azul até a tinta sair e pude saborear o máximo o nosso último título acompanhado de uma boa polêmica na escola. Não preciso nem dizer para qual time, "casualmente" a professora que me tirou da aula torcia não é??