26 de julho de 2012

Quem é o próximo?

Grêmio 1 x 0 Fluminense

Primeiro tempo: 0 x 0

Dois secadores do Flu e um macaco cocôlorado na minha sala olhando o jogo. Não sei se por isto, mas o jogo foi muito ruim no primeiro tempo. A defesa do Grêmio muito firme. Mas do meio para a frente um deserto de lucidez e talento. Para completar, mais um juíz cigarrinho Pan para roubar do Imortal. Não. Não há pênalti para se queixar nem gol mal anulado. Talvez da última bola do primeiro tempo. Apitou o famoso perigo de gol no que poderia ser o 1 x 0 para nós. Mas teve jogo truncado. Amarelos em profusão até em faltas que não foram. Tudo conforme a cartilha oficial para desestabilizar o time.
Al Denis twittou: " o time parece ansioso". Não sei se é isto. O Fluminense armou um retrancão e tem um ataque forte. Me parece que o Grêmio ficou indeciso entre ir para a frente e tomar um contra-ataque ou esperar mais atrás e tentar encontrar brechas. Estas brechas não apareceram e o 0 x 0 do primeiro tempo acabou justo.

Segundo tempo: 1 x 0

O segundo tempo começou com o Grêmio em cima e com um lance duvidoso no Marcelo Moreno. O problema eram os passes errados que, assim como no primeiro tempo, continuavam a ocorrer com frequência. O retrancão do Fluminense funcionava bem e estava difícil de achar uma brecha. O juíz enervava os jogadores do Imortal a cada lance. A torcida se enervava com o excesso de bolas pelo meio e nada de jogo pelas pontas.
Até que Kleber amainou o sufoco. Após grande cruzada de Edilson.
A partir daí o time controlou o jogo apesar de aparecer com mais força o décimo terceiro jogador do Flu. Juizinho safado expulsou o Kleber gratuitamente e começou a pressionar os jogadores do Grêmio. Isto até levar um peitaço do Pará, que mostrou para ele quem é que manda no Olímpico. Ele ainda deu 4 minutos de acréscimo mas não conseguiu reverter o placar.

Quarta vitória e quarta atuação convincente. Hoje sem o brilho das anteriores mas é assim que o Grêmio ganha títulos. Sem adereços. Sem frescuras. Mas com firmeza e raça. O Fluminense é sério candidato ao vice-campeonato, mas nada pode fazer para parar a escalada do Imortal.

Para encerrar uma twitada do Talis Ramon.
@talisramon: Um abraço pra torcida flanelinha, que passou 3 horas guardando a nossa vaga no G4. #Grêmio
_____

Números do Olímpico

Público Pagante: 23.155
Público Não Pagante: 4.250 (2.023 menores)
Público Total: 27.405
Renda: R$ 518.534,00
_____

Como jogaram

Marcelo Grohe: Quando exigido correspondeu. Se firma a cada dia.
Edilson: Muito discreto no primeiro tempo. Melhor no apoio no segundo tempo. Cruzada perfeita para o gol da vitória.
Werley: Firme e seguro. Grande zagueiro.
Gilberto Silva: Está virando zagueiro de verdade. E líder respeitado.
Pará: Até cruzou com o pé esquerdo, mas seria melhor alguém mais afeito ao lado esquerdo por lá. Deu uma encarada no juíz com a qual ganhou ainda mais o respeito da torcida.
Fernando: Grande atuação no desarme.
Souza: Levou amarelo por entrada firme.
Elano: Discreto no primeiro tempo. Grande atuação no segundo tempo.
Zé Roberto: Não apareceu no primeiro tempo. Melhor no segundo.
Kleber: Foi dominado pela defesa. Mas fez o gol. Foi expulso num exagero do juizinho malandro.
Marcelo Moreno: Uma boa conclusão no primeiro tempo.
.....

Leo Gago (Zé Roberto): Entrou bem.
Marquinhos (Elano): Muito bem. Acalmou o jogo e amorcegou até o fim.
André Lima (Marcelo Moreno): Não apareceu.

Pofexô: É técnico de futebol. Centrado e querendo é um dos dois melhores do Brasil.
_____

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), auxiliado por Marcelo Van Gasse (Fifa/SP) e Thiago Gomes Brígido (CE): Safadão truncou o jogo o quanto pode. Deu cartão para o Grêmio sem pensar muito enquanto era econômico com o adversário. Expulsou o Kleber com prazer. Mais um infeliz a atravessar o nosso caminho. Eles passarão. Nós passarinho.