7 de agosto de 2012

Alvoroço na churrasqueira

O chilique é por medo?

É fácil manipular fatos e dirigir uma polêmica. Os isentos da crônica decretaram muito cedo que o Bahia foi derrotado por erros monumentais da arbitragem. Fizeram isso ontem, durante o jogo, e continuaram a reproduzir a choradeira hoje, de forma insistente e doentia. Concordamos que a arbitragem foi fraca, mas não exatamente pelos lances colocados em negrito pelo pessoal do churrasco das segundas e outros neo-histéricos. Neste último grupo, a lamentar o ataque de indignação do Guerrinha, figura que já foi merecedora de um certo respeito, mas que ultimamente deixou-se desequilibrar totalmente pela paixão e passa a merecer a citação em cores. Isso talvez seja um indício de que teme pelo que o Grêmio possa fazer no campeonato. Hoje, Guerrinha urrava contra a arbitragem e insistia de forma cômica que Kleber estava impedido no lance do pênalti. Ora, um atacante pode estar sozinho com o goleiro na área ou, para ser mais claro, no campo adversária, sem nenhum outro jogador do outro time por perto. Se o goleiro o agredir, o juiz deve marcar pênalti. Impedimento só existe, se o jogador é lançado e a falta sobre Kleber ocorreu antes do passe de Elano. Ponto.
_____

Ah!, mas o juiz foi suspenso!

A suspensão do trio de arbitragem deveu-se, principalmente, a dois fatos: 1) a permanência em campo de um jogador com 2 cartões amarelos (os bandeiras também não perceberam a aberração e foram, por isso, também punidos. O juiz foi alertado pelo quarto árbitro); 2) a falta de autoridade demonstrada pelo árbitro principal, que deixou os jogadores se excederem em reclamações.
_____

Os fatos

1) O pênalti sobre Kleber existiu e foi corretamente marcado;

2) No lance da cobrança de falta que originou o escanteio que deu causa ao gol, havia jogadores do Bahia e menos de metade da distância regulamentar. Silêncio total sobre isso;

3) No gol de Souza, realmente Kleber estava adiantado. Eis aí um lance que pode ser reclamado pelo Bahia. Mas... nos ensinaram por muitos anos aqui no RS que isso é do futebol. Afinal, a banca paga e recebe (by Renato Marsiglia);

4) No gol anulado, o jogador do Bahia está impedido e tenta sair da posição na execução do chute (veja sequência abaixo). Na primeira foto, Fahel está claramente adiantado. Querer sacrificar a arbitragem por este lance é ato de pura má fé.

Fahel com o pé dentro da área, em posição adiantada.

Fahel vai saindo da posição de impedimento. Pará adentra a área.
_____

Resumo

Da ópera bufa patrocinada pelos "isentos baratos", concluímos haver apenas um lance favorecendo o Grêmio pelo qual a arbitragem poderia ser mais cobrada: o gol de Souza. Nada que não seja do jogo, coisa do futebol. Aliás, como escreveu o Questão num comentário, "O Grêmio nunca é favorecido. O Grêmio é apenas ressarcido". E a nossa coluna de crédito é muito grande. É claro que a gritaria visa preparar terreno para continuarem nos operando no futuro. Não podemos atrapalhar os planos de quem tem grupo (queeeee grupo) para ser campeão. Aguardem.