14 de agosto de 2012

Atenção, sócios do Tricolor!

Que muita gente não gosta de época eleitoral no Grêmio, sabemos. Que mais pessoas ainda pensa que eleição atrapalha o andar do time, também sabemos. Mas queiramos ou não, eleições existem e vão ocorrer, gostemos ou não.

Um detalhe: esta será, com certeza, a maior eleição da história do Grêmio e talvez a maior eleição de um clube de futebol em todos os tempos no Brasil. Caso haja segundo turno, mais de 40 mil associados estarão aptos a votar. O número de votantes será recorde, porque teremos voto pelos Correios. E, aqui, a razão deste post. Para poder votar, o sócio deve estar com o cadastro em dia. Sem estar com o endereço correto no banco de dados do clube, o sócio, da capital ou do interior, não receberá a carta com o formulário através do qual expressará a sua vontade no pleito. Do mesmo modo, sem ter os dados para acesso (login e senha) não poderá efetuar as interações necessárias à participação na eleição.

O tempo parece longo, mas corre. Visite a página de login, clicando aqui e verifique se você ainda lembra a sua senha e se os seus dados cadastrais estão corretos. Importante: certifique-se que o seu endereço esteja atualizado, pois, como dissemos, é para o endereço ali informado que a carta será enviada.
_____

O processo

O eleitor habilitado receberá em seu endereço cadastrado uma carta contendo cédula de votação, envelope de carta resposta, instruções para o voto e um código de desbloqueio que servirá para liberar seu voto por correspondência. Essa liberação deverá ser feita no site do Grêmio, informando matrícula, senha de acesso ao Portal do Associado e código de desbloqueio do voto, o que garantirá a segurança de todo o processo de votação. Assim sendo, os sócios que não possuem senha de acesso ao Portal do Associado deverão entrar em contato com o Quadro Social para obtê-la.
(Fonte: Site oficial do Grêmio)
_____

O calendário eleitoral

As principais datas da eleição estão definidas. Veja abaixo.
  • 14/09/2012 - Publicação do Edital da Eleição;
  • 17/09/2012 - Início do prazo de registro das chapas;
  • 21/09/2012 - Término do prazo para registro das chapas;
  • 25/09/2012 - 1º Turno da Eleição, no Conselho Deliberativo.
Se duas ou mais chapas obtiverem acima de 20% dos votos dos Conselheiros, haverá segundo turno, com o seguinte cronograma:
  • 27/09/2012 - Postagem das cartas nos Correios;
  • 09/10/2012 - Data limite para postagem da Carta Resposta pelo associado;
  • 19/10/2012 - Bloqueio das matrículas que votaram por Cartas;
  • 20/10/2012 - 2º Turno da Eleição - Assembléia Geral dos Sócios.